sexta-feira, 3 de agosto de 2007 às 22:21

Paranóia: um bom thriller adolescente de suspense e obsessão

Paranóia (Disturbia, 2007) é um suspense leve, que diverte e intriga. Para os geeks, o filme é um prato cheio: duelo on-line no console Xbox, acesso ao iTunes, celulares transmitindo fotos direto para a internet, transmissão de vídeos ao vivo, iPod vídeo de 60GB sendo ameaçado, monitores HDTV e citações clássicas ao YouTube. É impressão minha ou o merchandising é a estrela que mais brilha em Hollywood?

A história começa com Daniel Brecht (Matt Craven) e Kale (Shia LaBeouf, o Sam de "Transformers"), pai e filho, em uma pescaria. A cena é de total cumplicidade. Só que na volta pra casa, Kale perde o controle do carro, vitimando fatalmente seu pai. Passado um ano do acidente, Kale entra num estado de apatia e rebeldia, culminando com a sua prisão domiciliária por agressão a um professor em plena sala de aula.

      

Trancado em casa, sob os cuidados da mãe Julie (Carrie-Anne Moss, a Trinity de "Matrix") e sem ter muito que fazer, o cara começa a espionar os vizinhos. "Isto é realidade sem a TV, tem um mundo do lado de fora da minha janela", delira o garoto. Na janela do rapaz tem de tudo: marido que trai a esposa com a empregada doméstica, um velhote que corta a grama duas vezes ao dia, uma turma de pivetes que se diverte assistindo filmes pornô, um serial killer em potencial e uma garota de biquíni.

No "quartel-general" não falta pasta de amendoim, RedBull, pizza e todas essas porcarias que somos viciados. A espionagem do "paranóico" começa a ficar séria e ele ganha a companhia de seu amigo Ronnie (Aaron Yoo, um japinha hilário) e Ashley (Sarah Roemer), a tal garota do biquíni. O três passam a acompanhar todos os movimentos do vizinho da frente, Mr. Turner (David Morse) que acreditam ser o tal serial killer.

      

Sem criar muitas expectativas, Paranóia é um bom thriller adolescente de suspense e obsessão, recomendado para você que passou da casa dos 16. O melhor do filme é o constante clima de dúvida: o cara é ou não assassino. Achei o enredo parecido com "A Casa Monstro" (2006). Dois garotos espionam uma linda garotinha. Ela descobre e se junta aos dois para espionar a "casa do terror" onde mora o vizinho da frente. O chato é que o final é metaforicamente o mesmo. Eu esperava algo mais surpreendente. Não houve.

Quem está se dando bem mesmo é Shia LaBeouf. Além de protagonizar Paranóia, o carinha já atuou em "Arquivo-X", "Eu, Robô", "Constantine", "Transformers" e viverá o filho de Harrison Ford no quarto filme do arqueólogo "Indiana Jones". Com colegas de trabalho como George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford, Shia não precisa ser tão paranóico assim. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...