segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 18:02

O Caçador de Pipas: mesmo sem drama, um filme com o prazeroso gostinho das cores e sons afegãos

O Caçador de PipasO Caçador de Pipas (The Kite Runner, 2007), filme baseado no famoso livro de Khaled Hosseini (leia a resenha), conta a história de escritor afegão Amir (Zekeria Ebrahimi). Ele e sua esposa Soraya (Atossa Leoni) vivem uma vida confortável nos Estados Unidos. Porém, um telefonema de um velho amigo de seu pai, Rahim Kahn (Shaun Toub), muda para sempre a vida do casal.

Amir embarca para o Paquistão e encontra Rahim muito doente. O velho dá a notícia que Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) foi assassinado pelo Talibã. Quando crianças, Amir e Hassan eram grandes amigos. Porém, após um torneio de pipas, Amir viu Hassan sendo estuprado por uma gangue de pivetes e nada fez. Fato que ficou em segredo por 20 anos e perturbou para sempre a vida de todos.

Rahim também revela que Hassan era o filho bastardo de seu pai. E como último desejo antes de morrer, o velho muçulmano pede que Amir faça uma viagem à Cabul, trazendo de volta Sohrab (Ali Danish Bakhtyari), filho de seu (agora) meio-irmão Hassan. Mesmo achando o pedido uma loucura, Amir encara seus medos e vai ao encontro do passado. Acaba encontrando uma Cabul devastada pela invasão soviética.

O Caçador de Pipas      O Caçador de Pipas

Para piorar, o pequeno Sohrab foi capturado, sendo escravo sexual dos guerrilheiros do Talibã. O pacífico Amir enfrenta os inimigos e tenta resgatar o menino através de argumentos e bom senso. Depois de apanhar muito, finalmente Amir consegue fugir com o garoto. Os dois então embarcam para os Estados Unidos e juntos tentarão encontrar a felicidade em família.

Bem, eu achei o filme uma boa adpatação do livro. Para quem leu a obra de Khaled Hosseini, ficará o gostinho prazeroso de vê a história ganhando cores e sons. Para quem não leu, O Caçador de Pipas é um filme absurdamente sem graça, provavelmente agradará a maioria. Acho que o cinema tirou toda a dramaticidade do livro ao deixar a história bem mais leve. Talvez, uma simples narração ao fundo melhorasse a situação, principalmente a abordagem sobre Deus e a religião.

O Caçador de Pipas      O Caçador de Pipas

Bom mesmo só o campeonato de pipas. A câmera passeando bem no meio delas, com o céu azul ao fundo, a correria das crianças, tudo mergulhado numa bela trilha sonora. Sem dúvida a cena mais empolgante do filme. Fora isso, a história perdeu muito da ambientação inicial. No livro, mesmo com Amir fazendo coisas erradas, entendemos um pouco do lado dele, pois o pai nunca lhe dava a atenção e o carinho necessários. É como se no livro o vilão fosse o pai e no filme Amir, o pimentinha.

Claro que algumas partes foram cortadas, outras simplesmente modificadas, servindo para melhorar, principalmente, a dinâmica final da história. No livro, mesmo depois de salvar seu meio-sobrinho das garras do Talibã, ele ainda fica semanas internado em um hospital. Depois ainda sofre com a burocracia diplomática das Nações Unidas para adotar a criança. Por fim, é surpreendido com uma tentativa de suicídio feita pelo pequeno sobrinho. O filme não fala nada disso. Três minutos depois de saírem de Cabul já estão nos EUA. Lamentável para quem gosta de cinema. Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Detesto essas barrinhas pretas, mas nesse caso são necessárias para quem não conhece a história.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...