sábado, 1 de novembro de 2008 às 07:10

Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas: cientificamente o mais plausível dos heróis

Nota 5/5
Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas
Sobre a asa de "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (leia a resenha), segundo maior sucesso da história do cinema, o canal History Channel produziu o documentário Batman Desmascarado - A Psicologia do Cavaleiro das Trevas (Batman Unmasked: The Psychology of the Dark Knight, 2008). Usando ferramentas reais de análise para entrar na mente e destravar a psiquê de Bruce Wayne, o documentário explora a lenda que se tornou Batman. Como uma criança vítima de uma tragédia emergiu como símbolo da justiça? O que faz um bilionário se tornar um combatente do crime?

Com depoimentos de profissionais de diversas áreas, incluindo Christopher Nolan e Christian Bale – respectivamente diretor e protagonista dos últimos filmes do Homem-Morcego, o documentário vasculha cada aspecto psicológico da psiquê de Batman e de seus maiores inimigos. Acho esse tipo de trabalho excelente. É uma oportunidade para o fã entender o personagem de uma perspectiva científica. Fico contente em perceber que a indústria do entretenimento percebeu que o consumidor de hoje busca bem mais que um simples filme, ele deseja entender o que consome. Só a razão é capaz de saciar a sede do saber.

Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas      Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas

O combatente do crime. O vingador. O vigilante. O herói! Batman é tão complexo quanto contraditório. O documentário começa falando que o filme "Batman Begins" (leia a resenha) deu uma das chaves para entender a mente do Batman. Nela reside uma emoção universal: o medo. No filme o jovem Bruce Wayne desenvolve um medo paralisante de morcegos. Segundo os psicólogos entrevistados, existe uma técnica chamada de exposição que as clínicas médicas usam para as pessoas que têm medo. Consiste em aplicar uma exposição proposital aos elementos que amedrontam o paciente. O filme retrata a exposição incrivelmente bem, ele convive com o medo até que se acalme.

Outro pilar importante da mitologia do Batman é a noção da escolha. Isso é muito central para tudo. A história do Batman mostra as escolhas de bom e mau, vida e morte. E no caso de Bruce Wayne ele foi confrontado com uma grande escolha após uma horrível tragédia: presenciou o assassinato dos pais. Os psicólogos citam a cena do julgamento do assassino como momento crucial de sua psicologia. Bruce Wayne tem uma arma no bolso e tem que decidir se vai usá-la ou não. Esse é o momento de definição do personagem. Muitas das pessoas que passam por traumas conseguem superar e se tornam ativistas sociais de alguma forma. Batman resolveu fazer justiça do jeito dele.

Batman Desmascarado encontrou um paralelo psicológico incomum entre o Homem-Morcego e uma figura histórica da vida real: Theodore Roosevelt, vigésimo sexto presidente dos EUA. O pai de Roosevelt era o maior benfeitor e patrono de Nova York. Ele fundou o Museu de História Natural, foi um dos fundadores da Sociedade de Ajuda à Criança. Era similar à Thomas Wayne que foi o grande filantropo de Gotham City. Como Bruce Wayne, Ted passou por uma grande tragédia familiar, sua mãe e esposa morreram no mesmo dia. Ele pensou em se matar. Nesse instante forjou seu caráter e voltou para se tornar um comissário de polícia insano, andando de bicicleta à noite pela cidade. Ficou conhecido como o "cavaleiro solitário".

Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas      Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas

Quem é a verdadeira pessoa: Bruce Wayne ou Batman? No começo do século 20 o psicólogo suíço Carl Jung explorou a ligação entre a mente consciente e inconsciente. Jung acreditava que em todos nós acontece uma luta entre um ser sociável e aceitável. Algo que Jung chamou: o lado sombrio. Batman, segundo os profissionais entrevistados, personifica o lado sombrio. Ele parece com o mal que combate, como se fosse um vilão.

Batman tem a iconografia do mal. Nas pinturas medievais sobre demônios, por exemplo, geralmente tem chifres e asas de morcego. Os morcegos em todas as culturas (exceto a chinesa) são símbolos do mal, do lado negro, da morte, do diabo. E isso nos fascina. As pessoas sempre foram fascinadas pelo mal. Os psicólogos acreditam que isso ocorre porque o mal é uma parte inerente de todos nós.

A grande qualidade de Bruce Wayne, segundo Batman Desmascarado, é sua enorme capacidade de autocontrole. Para os especialistas, esse autocontrole seria o super-poder de Batman. No lado oposto, o grande ponto fraco dele é sua capacidade de se apaixonar com facilidade. Pode-se dizer que esse ponto funciona como a kriptonita. Ele não quer amar tão abertamente porque teme perder essa pessoa do mesmo jeito que ocorreu com os pais, dizem os especialistas.

Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas      Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas

A parte final do documentário fala dos inimigos de Batman. Seus nomes se tornaram icônicos: Coringa, Espantalho, Charada, Pinguim, Mulher-Gato, Duas Caras. Batman Desmascarado chama atenção para um fato interessante: os inimigos do Cavaleiro das Trevas são tão feridos psicologicamente quanto ele. E os inimigos definem o herói. Quanto maior a ameaça, maior o herói! Os vilões refletem imagens distorcidas do próprio Batman.

O Pinguim é a burocracia ficando louca. Caso Bruce Wayne deixe suas empresas serem usadas imoralmente, ele poderia se tornar algo parecido com o Pinguim. Harvey Dent, também conhecido como Duas Caras, é um exemplo perfeito do Batman sem máscara. Dent acaba se tornando vítima de um dos seus adversários e fica completamente louco. E isso é muito patológico, na verdade, quase psicótico. Herói se tornando um trágico vilão.

O Charada não pode cometer um crime sem deixar para trás uma pista que o incrimine. O caso clássico de um narcisista. O Espantalho é um dos mais terríveis vilões, um sádico em uma posição de poder que usa o medo para conseguir o quer. A Mulher-Gato representa a luxúria. Ela é uma das poucas pessoas do mundo que representaria um perigo real para o Batman, mesmo sendo uma mulher normal.

Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas      Batman Desmascarado - A Psicologia do Caveleiro das Trevas

Mas de todos os malfeitores do universo do Batman, nenhum é mais explosivo ou imprevisível como o homicida Coringa. Ele faz tudo sem razão alguma, e tem orgulho disso. Cada Ying tem seu Yang, cada positivo tem seu negativo. Batman é são e lógico, usa sua mente para resolver problemas e crimes. E o Coringa é o completo lunático! Existe nesse embate um conflito filosófico extremo e de difícil solução. O Coringa quer saber: todo mundo tem um preço? Até mesmo o Batman pode ser comprado?

Batman é humano. É um dos poucos super-heróis que é só um cara normal, que se dedica a combater o crime, ele poderia ser eu, poderia ser você. Nós não viemos de Kripton, não temos super-poderes. Batman Desmascarado provou cientificamente que o Homem-morcego é totalmente plausível, ele reflete o espectro total da ansiedade emocional, alegria e tristeza que cada um de nós experimenta a vida toda. Ótimo documentário, espero que venham outros.

Outros posts sobre o assunto:

Batman - O Cavaleiro das Trevas: Coringa revelando o lado mais sombrio da psique humana (23/07/08)
Batman Begins: o resgate do super-herói mais teatral da história (28/07/05)
Batman - O Cavaleiro de Gotham: o melhor do universo animê a serviço do Homem-Morcego (19/07/08)
Batman Extra #13 - De Volta à Vida: um cadenciado conto egípcio pintado nas paredes de Gotham (03/11/08)
Batman #73 - A Origem do Demônio: morte e tragédia antes da ressurreição do lendário Ra's Al Ghul (29/12/08)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...