terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 às 00:01

Bolt - Supercão: mesmo infantil e sonolento, uma boa lição sobre quem realmente somos

Bolt - SupercãoAdoro filmes de animação. Acho que esse será o legado de nossa geração à sétima arte. Nesse ano, por exemplo, estão na briga pelo Oscar "Wall-E" (leia a resenha), "Kung Fu Panda" (leia a resenha) e Bolt - Supercão (Bolt, 2008). Três filmes apenas. Não entendo porque a Academia não põe lista quíntupla, como faz com as outras categorias. Com isso ficam de fora bons filmes como "Horton e o Mundo dos Quem!" (leia a resenha), "Igor" e "Madagascar 2 - A Grande Escapada". Mas verdade seja dita, só quem faz filmes realmente diferenciados é Pixar e DreamWorks. Ainda assim a lista merecia ser maior, é injusto somente três.

Mas já que a lista é pequena, Bolt - Supercão não merecia constar. O começo até diverte com o clima da série "24 Horas" (o cachorrinho é o próprio Jack Bauer). Mas de maneira geral o filme é chato, infantil e sonolento. Essa é a primeira animação longa-metragem da Walt Disney concebida e produzida inteiramente em formato 3D. "O Galinho" e "A Família do Futuro" (leia a resenha), lançados anteriormente neste formato pelo estúdio, foram convertidos para 3D após serem concluídos. Talvez Bolt seja um filme legal em três dimensões, mas em 2D é muito "ruim". É sempre bom colocar aspas nesse ruim porque provavelmente não faço parte do público-alvo. Aposto que as crianças vão adorar as cores e a dinânima da história.

Bolt - SupercãoBolt - Supercão

A história é centrada em Bolt (voz de John Travolta), um cachorro-ator protagonista de uma série de TV. O personagem canino possui superpoderes, como latidos supersônicos e raios oculares (como os do Superman). Sua companheira é a humana Penny (voz de Miley Cyrus), com quem vive diversas aventuras. Entretanto, Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso. Sua vida é uma grande fantasia criada pela equipe de produção do seriado, acreditando que realmente possuir dons especiais. Quando Penny é sequestrada pelo vilão Dr. Calico (voz de Malcolm McDowell) num dos episódios, Bolt entra acidentalmente no baú de caminhão rumo à Nova York. Ele então é apresentado à vida real.

Parece um pouco com o mito da "Caverna de Platão", em que Sócrates compara nosso mundo cotidiano a um abrigo subterrâneo. Nessa caverna viviam crianças, tendo as pernas e o pescoço acorrentados de modo que não poderiam mover-se. Eles apenas viam o que estava à sua frente. Perto deles uma grande fogueira projetava suas sombras na parede, fazendo-as acreditar que o mundo real era feito de sombras. Bolt - Supercão não chega perto de tamanha filosofia, mas é uma boa lição sobre quem realmente somos. Meus defeitos, fraquezas e imperfeições definem meu caráter. Neles devo me apoiar para enfrentar a vida real. Uma valiosa lição para a criançada em tempos de competitividade exacerbada e superproteção paterna. Nota 2/5

Confira o trailer dublado clicando no botão play da imagem abaixo.

Qual nota você dá para o filme?
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Unknown disse...

Para mim vc é um grande idiota Bolt é muito bom e não é de genero infantil como madagascar 2 se vc procurar em filmes infantis ele merecia sim estar no oscar ao contrari de madagascar 2 que é horrivel e kung fu panda que só é um bom filme Bolt é excelente e esse filme foi a associação da Disney com a Pixar e é tão bom quanto qualquer uma da Pixar merecia 4 estrelas e meia

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...