sábado, 18 de março de 2006 às 11:40

Apocalypse Now: suas opiniões sobre os filmes de guerra nunca mais serão as mesmas

Surreal! Incrivelmente surreal! Não vejo melhor verbete para sintetizar esse clássico do cinema que ficou 27 anos na prateleira da locadora esperando por mim. Apocalypse Now (Apocalypse Now, 1979) nessa nova versão Redux, com 53 minutos inéditos em relação ao original, é o clássico de guerra.

Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme se passa em plena guerra do Vietnã. O Capitão Willard (Martin Sheen), oficial do exército americano, recebe uma missão secreta: navegar por um perigoso rio, encontrar e matar Coronel Kurtz (Marlon Brando), que aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de fanáticos.

Existem bons motivos para ficar apaixonado pelo filme. O primeiro deles é o delirante e metafórico roteiro. Adaptado do romance de Joseph Conrad pelo próprio Coppola em parceria com John Milius, a história vai ganhando fôlego a cada seqüência. O segundo bom motivo para enlouquecer com o filme é o encontro entre o Capitão Willard e Tenente-Coronel Kilgore (Robert Duvall). Kilgone é louco, lidera um ataque com seu esquadrão de helicópteros ao som da Cavalgada das Valquírias, de Wagner, e comanda um campeonato de surfe mesmo com os inimigos atirando sem parar!!! É ou não é surreal?!

Apocalypse Now      Apocalypse Now

Outro bom motivo para Apocalypse Now entrar na lista dos favoritos é o prazer em assistir o poderoso ator Laurence Fishburne (o Morpheus de "Matrix"), no auge dos seus 14 anos, interpretando Clean, um adolescente negro do Bronx. O legal é que para conseguir o papel ele mentiu sobre sua idade quando a produção de Apocalypse Now teve início, em 1976.

Mais um motivo para viciar no filme é a enigmática interpretação de Marlon Brando como o Coronel Walter E. Kurtz. O filme tem mais de 3 horas de duração, em duas delas Coppola cria uma expectativa tão grande em relação ao encontro final entre o Willard e Kurtz que cheguei a pensar que essa seqüência decepcionaria. Mas não. A chegada na vila dominada por Kurtz é esplêndida. Os nativos curiosos, crânios jogados pelo chão, corpos em decomposição e, finalmente ele, o Coronel Kurtz. Coppola apresentou-o sempre na penumbra. O engraçado é que essa foi uma exigência do próprio Marlon Brando. O ator não queria fazer o filme porque estava 40 quilos acima do seu peso normal, andava freqüentemente bêbado, admitia não ter lido o script e nem o livro em que Apocalypse Now foi baseado. Ele acabou entrando no filme e o resultado é show!

Apocalypse Now      Apocalypse Now

Para completar essa epopéia cinematográfica, o próprio diretor Francis Ford Coppola ameaçou por diversas vezes se suicidar durante as filmagens. Um dos motivos foi o atraso nas gravações. Originalmente estava previsto apenas 6 semanas, mas a produção terminou se estendendo para 16 meses em função de um furacão que destruiu todos os sets de filmagem. Mesmo depois de ter provado seu talento dirigindo "O Poderoso Chefão I e II" (leia meu post), Coppola foi esnobado por vários estúdios. Ele queria provar que era capaz de filmar uma grande produção do tamanho de Apocalypse Now. E provou.

Depois de vê Apocalypse Now, suas opiniões sobre os filmes de guerra nunca mais serão as mesmas. Precisa dizer mais alguma coisa? Grande Coppola! Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...