segunda-feira, 20 de março de 2006 às 21:57

Laranja Mecânica: aperte play e controle sua ânsia de vômito

Adoro livros sobre distopia. Sou fã de escritores como George Orwell e Aldous Huxley. No cinema meu gênero predileto é Ficção Científica. Fico satisfeito com pouco, basta um roteiro original e uma trilha sonora bem feita. Mas convenhamos uma boa direção e interpretação também ajuda. Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, 1971) de Stanley Kubrick, tem tudo isso.

O filme, baseado no livro de Anthony Burgess, mostra um futuro diferente de qualquer coisa que já vi no cinema. Para mim foi uma experiência realmente inédita. Quatro jovens formam uma gangue de bárbaros: espancam mendigos, confrontam outras gangues, roubam velhos e estupram mulheres. Temáticas contemporâneas não acha?

Laranja Mecânica      Laranja Mecânica

O filme ganha em qualidade quando Alex DeLarge (Malcolm McDowell), líder da gangue, é preso depois de assassinar uma mulher. As autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. O tratamento consiste em injetar uma droga no paciente para que ele sinta-se mal durante apresentação de vídeos com cenas de violência e sexo. O filme teve por base os estudos sobre condicionamento operante do americano B.F. Skinner.

Alex é obrigado a assistir essas imagens com seu corpo preso, além disso são colocadas garras nos seus olhos, para que estes mantenham-se abertos. Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente. Isto faz dele uma vítima fácil de todos aqueles que ele fez sofrer no início do filme. Rejeitado pelos pais, espancado por mendigos, humilhado por membros de sua ex-gangue e torturado pelo velho que teve sua esposa estuprada por sua gangue, Alex tenta suicídio. Tudo bem, vou parar por aqui senão conto o final.

Laranja Mecânica      Laranja Mecânica

Vale a pena assistir Laranja Mecânica pelas loucuras do diretor Stanley Kubrick. Ele propositalmente cometeu alguns erros de continuidade. Em uma das cenas, os pratos sobre a mesa trocam de posição e o nível de vinho nas garrafas muda em diversas tomadas, com a intenção de causar desorientação ao espectador. Numa outra loucura do diretor, uma cobra foi colocada nas filmagens depois que Kubrick descobriu que o ator principal tinha medo delas.

Criticado por fazer um filme polêmico e violento, Kubrick chegou a declarar que Tom & Jerry era pior, pois mostrava a violência de forma positiva. Muito bom! Laranja Mecânica é a trajetória de um maníaco nascido para o mal. Aperte play e controle sua ânsia de vômito. Nota 3/5

Confira o trailer não-oficial clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...