sábado, 6 de maio de 2006 às 15:32

A Era do Gelo 2: uma poderosa animação do brasileiro Carlos Saldanha

Em pouco mais de um mês em cartaz, A Era do Gelo 2 (Ice Age 2: The Meltdown, 2006) continua líder absoluto das bilheterias mundiais, já faturou US$ 177,9 milhões. A animação é o 1º filme dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que havia trabalhado como co-diretor em "A Era do Gelo" (2002) e "Robôs" (2005).

Em entrevista à revista Superinteressante (edição 225 - 04/2006), Carlos Saldanha disse que é flamenguista fanático [afinal, quem não é?], adora Tom Jobim, Elis Regina e Marisa Monte. Dos filmes "reais", considera "Blade Runner" uma obra-prima. E o principal... não vive sem farofa e chocolate.

Saldanha dirige uma equipe de 200 profissionais de computação e comanda orçamentos que ultrapassam os 60 milhões de dólares. Os livros de Recursos Humanos falam que o local de trabalho das empresas modernas será um ambiente descontraído, totalmente diferente dos escritórios orwellianos que a gente trabalha. Pois na Blue Sky Studios (empresa produtora do filme) isso já é uma realidade. Esquilos de pelúcia com olhos esbugalhados disputam espaço com robôs e cacarecos infantis.

      

A Superinteressante descreve os colegas de Saldanha como jovens abaixo de 25 anos, cabeludos e cheios de piercings. Segundo a revista, um deles customizou o espaço que trabalha, transformando o pequeno cubículo numa espécie de filial da Bahia, com rede, pôster de coqueiros e até luminária de palha. "O lugar parece mais um parque de diversões que a sede de um dos maiores estúdios de animação do planeta".

Como líder dessa equipe, Saldanha tem um esquema de trabalho interessante, ele passa o dia fazendo mini-reuniões de 15 minutos, aprovando idéias e desenhos. "Nada entra no filme sem a minha aprovação. Meu papel, na verdade, é deixar a criatividade da galera rolar solta e depois cortar o que não for legal".

O processo de criação de um longa de animação dura entre 3 e 4 anos, mas A Era do Gelo 2 foi uma exceção, eles conseguiram finalizar em dois anos. Muita gente acha que numa animação o desenho é o principal, mas Saldanha explica que "o roteiro é a coisa mais importante, mais do que as maluquices tecnológicas. Nos primeiros 10 minutos do filme, o público já saca quais são as qualidades técnicas e, se o roteiro for ruim, vai embora no meio".

      

Sobre o filme A Era do Gelo 2 só tenho coisa boa para falar. O enredo mostra o fim da era glacial. Temperaturas acima da média fazem o gelo derreter, transformando a imensidão branca em água. O mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid lideram uma longa caminhada em busca de esperança. No caminho eles conhecem Ellie, uma mamute fêmea que pensa ser uma gambá. Os mamutes se apaixonam e vivem uma grande aventura.

Todos os personagens são divertidos, mas ninguém chega nem perto do carismático esquilinho Scrat. Simplesmente sensacional! As piranhas querendo devorá-lo e ele atrás da noz. Todos fugido e ele atrás da noz. O mundo se acabando e ele correndo atrás da noz. Cara, muito bem imaginado e produzido. A vontade do esquilo em conseguir a noz é doentia, puro fanatismo. O esquilo merecia um filme só para ele. Nota 4/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...