segunda-feira, 21 de maio de 2007 às 00:40

O Labirinto do Fauno: uma fábula de gente grande

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006) é um conto de fadas aterrorizante. No começo achei que fosse uma fábula infantil, mas me enganei. E o bom do filme é justamente a maldade dos personagens dessa história.

O grande astro é o vilão Capitão Vidal (Sergi López), oficial fascista que luta contra os últimos guerrilheiros resistentes ao fim da Guerra Civil Espanhola, em 1944. A brutalidade do Capitão é de arrepiar, principalmente quando contracena com a frágil Ofélia (Ivana Baquero), de 10 anos.

Em um de seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofélia descobre um labirinto, um portal para um mundo de fantasias. Dentro a garotinha encontra um Fauno. Segundo a mitologia greco-romana, o Fauno é um deus romano cultuado no monte Palatino, sendo o deus protetor dos pastores e rebanhos. Mas segundo o Wikipédia, ao logo dos anos o Fauno foi perdendo seu caráter divino e passou a ser tido como uma divindade do campo, que protegiam as culturas de trigo e cuidavam dos rebanhos.

      

Esse monstrengo bizarro desafia a menina a realizar três missões. E na última delas ocorre algo inesperado. Tire as crianças da sala, por favor. A cena é forte e interessante, levantando vários pontos para serem debatidos. O primeiro deles: isso é real? O segundo: o que é real?

Escrito e dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro, O Labirinto do Fauno foi ganhando fama de cool pelo mundo afora. Cultuado como um dos melhores filmes de 2006, o longa ganhou 3 Oscar (Direção de Arte, Fotografia e Maquiagem), recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, ganhou um Independent Spirit Awards, venceu 3 prêmios no BAFTA e faturou 7 prêmios no Goya.

Apesar de todas essas conquistas, confesso que fiquei incomodado com O Labirinto do Fauno. Imagine a seguinte cena: um bebê brincando com uma faca no meio de um tiroteio. É assim que o filme foi se construindo em minha cabeça. Infelizmente a história está um degrau acima de minha capacidade digestiva. Mas recomendo, sem dúvida. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...