domingo, 3 de junho de 2007 às 19:53

Os Intocáveis: a queda do império de Al Capone

Os Intocáveis (The Untouchables, 1987) é um filme dirigido por Brian De Palma e escrito por David Mamet, baseado em livro de Oscar Fraley, Eliot Ness e Paul Robsky. A história se passa na Chicago da década de 30, dominada por Alphonsus Gabriel Capone, vulgo Al Capone. Nascido em Nova York, Al - como era chamado pelo seu círculo íntimo - é considerado por muitos como um dos maiores gângsters dos Estados Unidos.

Al Capone é uma figura mítica que permeia nossas mentes graças ao clássico rock de Raul Seixas: "Hei, Al Capone, vê se te emenda / Já sabem do teu furo, nego / No imposto de renda / Hei, Al Capone, vê se te orienta / Assim desta maneira, nego / Chicago não agüenta." E lá se vão 34 anos desde Krig-Ha, Bandolo.

Raulzito sintetizou bem a história contada nos 119 minutos do filme. Em Os Intocáveis, Eliot Ness (Kevin Costner) é um jovem agente investigador que tenta acabar com o império de Al Capone (Robert De Niro), mas se vê cercado pela corrupção de policiais, políticos, comerciantes e da imprensa. Para isso, ele recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens, formado por Jim Malone (Sean Connery), Giuseppe Petri (Andy Garcia) e Oscar Wallace (Charles Martin Smith).

O mais interessante em Os Intocáveis é conhecer um pouco da dinâmica social em tempos de Lei Seca. Nos Estados Unidos a proibição do uso de bebidas alcoólicas, ocorrida no período de 1920 a 1933, incentivou o contrabando, tornando esse negócio bastante lucrativo. Muitos gângsters foram atraídos pelo lucro desse contrabando e começaram a burlar as leis, subornar policiais e fomentar o comércio de armas.

      

Graças aos esforços dos "intocáveis", em 1931 Al Capone foi condenado pela justiça americana por sonegação de impostos, com 11 anos de reclusão. Sua pena foi revisada em 1939, em decorrência de seu estado de saúde; ele tinha sífilis e apresentava traços de distúrbios mentais. Não era o que os "intocáveis" queriam, Capone deveria ser condenado pelos assassinatos e atrocidades que cometera, mas foi um passo importante para moralização da cidade de Chicago.

O filme é muito bom. Quem nos dias de hoje, começaria um filme explodindo uma menina de 10 anos? Quem faria Sean Connery estourar os miolos de um cadáver? Quem faria uma trilha sonora tão emblemática? Afinal, quem teria o cacife de ser comparado com "O Poderoso Chefão"? Só mesmo Os Intocáveis.

Agora vem a parte mais legal. O diretor Brian De Palma anunciou que irá filmar "Capone Rising" (Os intocáveis: A Ascensão de Capone), um prelúdio do clássico de 1987, e mostrará a juventude de Al Capone e os motivos que o levaram a ser o maior contraventor da máfia italiana nos EUA.

O longa já tem parte do elenco escolhido. O primeiro a ser anunciado foi Nicolas Cage no papel de Al Capone. Agora é a vez de Gerard Butler (o Leônidas de 300) entrar para o time, ele fará o papel do detetive Jimmy Malone, o policial irlandês que persegue o mafioso. O filme está em fase de pré-produção e suas filmagens começam nesse mês de junho. O lançamento está previsto para 2008. Hei, Al Capone, dessa vez, vê se te orienta! Nota 4/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...