sábado, 22 de dezembro de 2007 às 13:12

Grindhouse - Planeta Terror: uma homenagem em formato de paródia

Quando começou a circular na internet a notícia de que Quentin Tarantino (Kill Bill) e Robert Rodriguez (Sin City) estavam bolando um projeto juntos, fiquei curioso. O que poderia resultar da união de dois carniceiros viciados em sexo, drogas e violência? Mais um sucesso estrondoso, claro. Foi o que todos pensaram.

Então os bad boys apresentaram Grindhouse, dois filmes dentro de um só. O termo remete às sessões duplas de cinema trash que foi moda na década de 70. O público grindhouse gostava de muita pirotecnia, sangue e violência gratuita. Pois bem, Rodriguez ficou com os primeiros 60 minutos de projeção e Tarantino com os outros 60.

Rodriguez chamou o projeto dele de Planeta Terror (Planet Terror, 2007), Tarantino nomeou sua metade de "À Prova de Morte". Entre um filme e outro ainda rolava uns trailers falsos, como o engraçadíssimo "Machete". Nele um mexicano é contratado como assassino de aluguel. Mas o bigodudo é traído e vai atrás de vingança. Tosco elevado à quinta potência. Inclusive, ao que parece, o trailer irá se tornar um filme em 2008, incrível.

      

Pois bem, Grindhouse foi um fiasco de público nos Estados Unidos. Então, antes da distribuição internacional, os caras resolveram desmembrar o filme. Cada um pegou seu projeto e o lançou de modo independente. O mundo adorou! Hoje, tanto Planeta Terror como "À Prova de Morte" são sucessos. E neste post vou opinar apenas sobre o filme de Robert Rodriguez. Tarantino vem depois.

Para começar, Planeta Terror é um filme nojento. Não caia na besteira de marcar uma pizza pra depois do cinema porque não rola. Também não adianta levar a namorada. Mulheres não costumam entender o fascínio dos homens por violência gratuita. E se você é muito fresco para esse negócio de excelência visual, esqueça. As imagens do filme possuem uma estética suja, riscada e de péssima qualidade. Então vamos aos ingredientes de Planeta Terror: papel e caneta na mão...

      

Escolha uma pequena cidade do interior. Ponha nela algumas figuras emblemáticas como: um médico corno violento, um cowboy aposentado valentão, um cozinheiro excêntrico e um xerife fanfarrão. Mexa um pouco até esses personagens se juntarem. Agora unte um hospital com mulheres seminuas, corpos esfacelados e despeje zumbis ao gosto. É, zumbis. Você encontra em qualquer terror do século passado. Agora jogue a massa por cima e ponha tudo numa moto envenenada, deixando assar por 97 minutos.

Voalá! teremos um autêntico grindhouse. Mas isso qualquer cretino faz. Difícil deve ter sido transformar um filme de Robert Rodriguez numa porcaria feito Planeta Terror. Principalmente porque o cara assina: direção, roteiro, fotografia, edição e trilha sonora. O resultado é tão surpreendente que se pararmos para contar o número de personagens estilosos, daria para imaginar outros dez filmes.

      

Alguns famosos marcam presença, como: Fergie (vocalista do "Black Eyed Peas"), Bruce Willis e Naveen Andrews (o Sayid do seriado "Lost"). Eles representam personagens legais, mas nenhum chega aos pés da protagonista Rose McGowan. A moça é uma dançarina de boate cuja perna foi arrancada num ataque de zumbis. Com uma metralhadora no lugar da perna decepada, ela lidera o grupo de sobreviventes contra um exército de infectados.

Eu poderia passar horas falando de cada personagem do filme, como El Wray (Freddy Rodríguez), o porralouca ex-namorado da dançarina amputada. O cara merece o Oscar de "cafajestagem do ano". A Dra. Dakota Block (Marley Shelton) também é uma figura inigualável. A loira dá um tresoitão ao filho de cinco anos e o manda atirar nos zumbis do jeito que ele faz no videogame. Já quase no final, me acabei de ri com a cena do atropelamento coletivo da zumbizada. Planeta Terror é uma homenagem ao grindhouse, mas em formato de paródia. 10. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

P.S.: Um amigo me mandou essas caricaturas e achei incríveis. Clique nas imagens para ampliar. O autor é Cameron Stewart.

      

Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Anônimo disse...

amo esse filme e de parabens para o seu amigo amei as caricaturas

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...