quarta-feira, 28 de setembro de 2005 às 20:57

2 Filhos de Francisco: é o amor, que mexe com minha cabeça e me deixa assim...

"...que faz eu pensar em você e esquecer de mim, que faz eu esquecer que a vida é feita pra viver". Que ninguém me escute, mas eu vi o filme do Zezé. Para quem ainda não sabe, 2 Filhos de Francisco conta a história da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano e irá representar o Brasil no Oscar 2006. Depois de 132 minutos de filme, posso testemunhar que a vida deles é uma bela história.

O filme conta com ótimas atuações, boa trilha sonora, fotografia grandiosa, um roteiro dinâmico, recheado de humor e muita emoção [que o diga o cidadão que passou o filme todo cafungando ao meu lado]. Mas como Administrador de Marketing, irei abordá-lo sob o prisma mercadológico. E nesse quesito, 2 Filhos de Francisco é uma pequena aula de Marketing. Veja o porquê.

O filme foi muito bem distribuído. Exibido em centenas de salas de cinema do Brasil e em vários horários diferentes. Além disso, percorreram os principais programas de auditório da TV brasileira, usando minutos preciosos de exposição. A dupla também fez um excelente merchandising durante novelas, programas humorísticos e atrações das mais diversas, até mesmo durante o GP Brasil de Fórmula 1. A produção também adotou uma bela estratégia de divulgação através de testemunhais. Dezenas de celebridades comentaram sobre o filme, enfatizando sempre o lado emocional da história.

Como um jingle daqueles bem chatos que grudam na cabeça do consumidor, os expectadores saem da sala de cinema cantarolando as músicas do filme. Ainda mais sucesso que o próprio filme, está fazendo o disco com a trilha sonora. Atribuo boa parte desse sucesso a maneira como o roteiro abordou a criação da música "É o Amor". O diretor Breno Silveira nos fez sentir co-autores da letra. Ele nos mostrou o ambiente de criação desse mega-hit, toda a dificuldade, a pressão e as variáveis que desafiam até mesmo os mais esperançosos.

Depois de gravado o disco, para que a música da dupla fosse tocada na rádio, o pai da dupla, Sr. Francisco (Angelo Antonio), distribui fichas telefônicas entre seus amigos, pedindo que cada um ligasse para a rádio pedindo a música. Não demorou e a música já estava na parada de sucesso. É ou não é um velhinho bom de Marketing Boca-a-Boca?

Até mesmo o Marketing Viral "está sendo usado" pela dupla. Recentemente a ex-esposa de Luciano o chamou de homossexual em um programa matinal de TV. Ela não gostou da forma com que foi retratada no filme. Esse tipo de notícia cria uma grande curiosidade nos consumidores, convertendo-se em salas de cinema lotadas, todos em busca das tais cenas polêmicas.

O Marketing Subliminar foi estrategicamente adotado durante todo o filme. Estudos mostram que 95% de nossa atividade cognitiva ocorrem abaixo dos níveis de compreensão do indivíduo. Dentro desse percentual estão as emoções. Arnaldo Jabor já falou que a publicidade devastou o amor, falando na "gasolina que eu amo", no sabonete que "faz amar", na cerveja que "seduz". Mesmo assim, quando bem usada, a emoção produz ótimos resultados.

O filme 2 Filhos de Francisco trabalha sutilmente com diversas emoções. O consumidor é bombardeado subliminarmente pela dor e sofrimento da família de Zezé. Os consumidores passam a torcer desesperadamente pelo sucesso da dupla. Voalá! Eis o pulo do gato. Os expectadores, passam a ter a responsabilidade de provar para o mundo e, principalmente, para eles mesmos, que uma típica família pobre brasileira pode vencer na vida.

O insucesso da dupla passa a ser o insucesso de todos nós. Depois de tanta luta, vê-los sofrer destruiria nossa esperança de vencer na vida através do trabalho honesto. Eis o mistério da fé meus amigos. Depois de 132 minutos de marketing, descubro que minha vida depende desse produto chamado Zezé di Camargo & Luciano. Nota 3/5

Confira uma passagem do filme clicando no botão play da imagem abaixo.

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