Salve, salve, Marcelo D2, o verdadeiro arquiteto da música brasileira. No CD/DVD Acústico MTV, gravado em julho de 2004, D2 continua sua peregrinação à procura da batida perfeita. A poligamia musical de sua batida, parece ter encontrado o casamento perfeito. Hip Hop com Samba. Mas para quem acompanha Marcelo D2 desde os tempos do Planet Hemp, isso não é novidade. A grande sacada é a nova sonoridade obtida com a mistura de novos estilos. São 23 músicos ao som de agogô, pandeiro, vibrafone, tamborim, cravo, reco-reco, violino, sax, trombone, trompete, violões, viola, violino e violoncelo. Destaque para o piano conduzido pelo mestre João Donato.
O casamento do Hip Hop com o Samba ganhou a cadência da Bossa Nova e a virtuosidade do Jazz. Essa união de hits trás bons resultados. Durante a década de 90, a união entre Hard Core e Xaxado fez surgir a Nação Zumbi. Nos anos 70, os Secos e Molhados reinventaram a MPB com suas baladas hippies. No Piauí o Narguilê Hidromecânico ganhou projeção nacional ao mesclar Rock com Forró. O próprio Rock nasceu do Blues. O mais importante é não tornar essa mistura gratuita, forçada, descompassada, como o estupro musical da união do Forró com o Eletrônico.
O grande trunfo do Acústico MTV foi desplugar os scratches e samplers. A batida tradicional do Hip Hop ficou por conta de Fernandinho Beat Box. O cara transforma a boca numa verdadeira pick-up. Ele faz batidas precisas ao mesmo tempo, sons de caixas, bumbo, baixo e guitarra. Nesse Acústico MTV, Marcelo D2 não abandona aquilo que os fãs mais gostam, sua tendência ao anarquismo. Como ele mesmo canta: "Marcelo D2, sinônimo subversão". De fato, sua letras continuam apimentadas. Não tanto como nos tempos de Planet, é verdade, mas com a mesma malandragem carioca.
sábado, 3 de setembro de 2005 às 18:19
Marcelo D2 - Acústico MTV: à procura da batida perfeita
Marcelo D2 - Acústico MTV: à procura da batida perfeita
0
Comentários