Até hoje não fui atrás de jogar as outras versões, porém sei que elas andaram em baixa por um bom tempo. Isso até o sucesso do filme "Velozes e Furiosos" e a transposição dessa linguagem para o "Need for Speed Underground". Com o sucesso veio logo o "Underground 2".
Os lançamentos anuais dos jogos da série desgastou um pouco a franquia. Todo ano era mais do mesmo, com mudanças incrementais. O que estava acarretando uma baixa venda dos jogos e péssimas indicações. A marca está atualmente na corda bamba, mas ainda não foi cancelada.
Para reerguer o jogo, adotou-se como estratégia o lançamento de dois modelos: o Nitro e o Shift. O Need for Speed Nitro (Electronic Arts, 2009) é destinado ao console da Nintendo (DS e Wii) e o Shift é dedicado aos demais. Hoje vou comentar sobre a versão Nitro, que tem uma jogabilidade do tipo Arcade, lembrando muito jogos como Cruis'n USA.
Diferente dos jogos passados não tem mais enredo, é apenas correr em circuitos de rua, dentre eles uma fase toda no Rio de Janeiro. Como é um game, temos que engolir uma polícia brasileira fazendo perseguições com carros sports e SUV's.
A jogabilidade com o wiimote não me agradou, mesmo tendo três modos. Com ele na vertical, torcendo o punho nas curvas e balançando o controle para ativar o nitro, fez o nitro disparar acidentalmente algumas vezes. No modo com o wiimote na horizontal perde-se precisão nas curvas, principalmente se comparado com a resposta no "Mario Kart Wii". Por fim, o modo wiimote com nunchuck melhora a precisão nas curvas, mas mantêm o acionamento do nitro no balançar do wiimote.
O jogo conta também com suporte aos controles do Game Cube e ao Classic Controller. Eu adotei a jogabilidade com o Classic por me adaptar melhor a ela. Porém, com tantas opções de escolha, há de se encontrar quem goste das outras.
Need for Speed Nitro - tanto no modo Arcade quanto no Carreira - suporta quatro jogadores localmente, o que melhorar no quesito diversão. Por outro lado, um multiplayer on-line faz falta. Na parte gráficos eles acertaram! Não tentaram criar imagens realísticas, ficando apenas num 3D cartunizado.
Claramente a proposta do Need for Speed Nitro é a jogatina em grupo, sem muitas preocupações com efeitos realistas de físicas e imagens estonteantes. O problema é que, mesmo no quesito, o game falha. Esqueceram completamente de melhorar a jogabilidade, que disse adeus a marca desde o "Need for Speed Carbon".
Veja o trailer: