domingo, 29 de novembro de 2009 às 06:00

New Super Mario Bros. Wii: a volta do herói às origens

New Super Mario Bros WiiOs encanadores mais famosos de todos os tempos estão de volta com uma nova aventura que agradará toda a velha guarda gamer: New Super Mario Bros. Wii (Nintendo, 2009), pois esse jogo é basicamente uma releitura de todos os elementos presentes em todos os jogos anteriores.

Como é de praxe, a história gira em torno do rapto da Princesa Peach, que desde 1985, data de lançamento do primeiro jogo no Japão e Estados Unidos, vem sendo raptada e cabe a Mario, Luigi e dois toads salvá-la. Porém, nessa aventura existe um diferencial de todos os personagens jogarem ao mesmo tempo e não em turnos como no passado.

O fato do multiplayer local não ser em turnos foi o único rompimento com o passado, pois todos os elementos do jogo remetem ao passado da franquia, sendo praticamente uma ode a todas as aventuras do encanador. Foi revivido os castelos e suas bandeiras nos finais das fases, os oitos mundos que tínhamos no Super Mario 3, o yoshi que teve sua estréia em Super Mario World, são tantas as referências que haja parágrafos para descrevê-las, mas o melhor é que o jogo se desenvolve como antigamente, da horizontal, mesmo tendo gráficos 3D, o posicionamento de câmera é 2D, o que vai fazer muito antigo jogador que não se acostumou com a transição do Mario para o 3D, vir a jogar esse.

New Super Mario Bros Wii

O modo de jogo nesse novo Mario é com o wii-remote em posição horizontal, com apenas a necessidade de se apertar os botões 1 e 2 para as ações, como no velho controlo do NES, porém foi adicionado algumas funções usando o sensor de movimento, na hora de pegar objetos e fazer um pulo girando (herdado do Super Mario World), mas não aprovei esse uso porque as vezes no calor do momento a pessoa é levada a fazer um movimento brusco e acionar um pulo numa hora e liquidar com o pobre Mario, ou seja, o jogador deverá policiar bem os movimentos que fará durante o jogo.

É possível jogar com amigos e estes podem entrar mesmo com o modo história já tenha sido iniciado, bastando que ao começar o jogo se defina o número de jogadores que como dito anteriormente, pode ser no máximo 4. Com todos os jogadores no mapa a jogabilidade fica um pouco confusa, pois os personagens interagem entre si e pode ocorrer algumas colisões e mortes acidentais, mas nada que algumas horas de treino não resolvam, porém como jogador das antigas aventuras desse italiano, esse modo ainda não me atraiu. Além do modo história com amigos é possível jogar uma batalha por moedas chamadas de “Coin Battle” ou o modo “Free Play” onde os jogadores podem escolher um estágio qualquer do jogo para ser concluído sem muito compromisso.

Como toda franquia consagrada é difícil errar a mão, porém quando essa franquia traz a tona características que a consagrou é praticamente impossível errar, por isso New Super Mario Bros. Wii não é um jogo que traz alguma novidade ou inovação, ele apenas faz o básico, para alegria de seus antigos fãs. Nota 5/5

Assista ao trailer:

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...