segunda-feira, 23 de novembro de 2009 às 15:00

Nokia N810: uma solução para web móvel

Para falar do N810 devemos falar antes do Symbian, um consórcio de empresas formadas pela Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony Ericsson e Panasonic em 1998, porém em 2008 teve a totalidade das ações adquiridas pela Nokia, por isso é comum associar o nome Symbian a marca Nokia, mas existem outras empresas que também vendem celulares rodando o Symbian.

O grande problema desse sistema é a dificuldade de desenvolvimento para ele e a mudança de paradigma que os celulares passaram de 1998 para os dias atuais, que de simples aparelhos para fazer ligações, hoje já convergem neles todas as funções de um computador e o sistema mesmo sendo modular teve que sofrer vários ajustes que no final penalizaram o usuário que apenas gostaria de ter um sistema com uma usabilidade mais amigável.

A Nokia vendo que o mercado de smartphone está crescendo e concorrentes de peso como Apple (iPhone) e Google (Android) estão entrando e disputando o mesmo nicho, resolveu desenvolver um novo sistema para seus aparelhos, pensando na convergência, melhor usabilidade tanto on-line quanto off-line e facilidade de desenvolvimento.

Com o nome de Maemo a Nokia começou o desenvolvimento da que seria a nova plataforma para seus celulares "highend", baseado no Debian, uma distribuição Linux, ou seja, o sistema da Nokia tem o código aberto, pois devido à licença que o Debian reside a GPL, tudo derivado dele deve ser livre e com código podendo ser visto por qualquer pessoa. Pode parecer estranho uma empresa trabalhar com um sistema onde ela não tem sigilo sobre ele, porém ela ganha na quantidade e qualidade de programas lançados para a plataforma, pois para o usuário, a camada de abstração que chamamos de Sistema Operacional não importa muito, o que vale para ele são os programas que ele usa.

n810n810

Depois de todo esse texto chegamos finalmente ao tablet da Nokia, que entrou no mercado com o N770 em Novembro de 2005 e atualmente encontra-se no modelo N810 e N810 WiMax, rodando o Maemo 4.1 Diablo. Esses aparelhos possuem um processador ARM de 400Mhz e 128MB de RAM,monitor de 4.3 pol touch screen, Wifi, Bluetooth, GPS, 2GB de memória interna, slot de cartão de memória miniSD com capacidade até 8GB SDHC e teclado físico (para os modelos superior ao N810).

Para ser um celular completo só falta o chip de celular, que foi adicionado no N900 e ganhou também uma nova versão do sistema operacional, o Maemo5, porém esse não pode ser instalado nos antigos tablets da Nokia, mas custando mais que U$600 é um aparelho ainda muito distante da realidade de muitos, enquanto o N810 no Brasil pode ser encontrado a R$699 ou mais barato em algumas promoções.

n810n810

Mas qual seria a vantagem desse aparelho? Cada pessoa pode ter necessidades específicas, quem é da área tecnológica e gosta de programar pode comprar o aparelho para aprender a desenvolver para plataforma e num futuro vender programas, já que a Nokia criou a Ovi Store, um tipo de Apple Store. Quem precisa ficar conectado e não gosta de carregar um notebook ou um netbook devido ao peso pode comprar um N810 e junto de um celular 3G ter acesso a internet ou até mesmo a intranet da empresa através de uma VPN, agora para os que gostam de viajar e gostaram da possibilidade de ter um GPS pequeno e de fácil transporte, o GPS é a parte mais fraca do aparelho, primeiro porque o chip demora muito para sincronizar com os satélites, esse tempo depende do ambiente onde a pessoa se encontra. O programa usado no aparelho quando sincroniza os satélites é muito bom, a pessoa tem a possibilidade de criar uma rota pesquisando pelo endereço, ver se tem algum ponto de interesse nas proximidades, ser guiado por voz e escolher o trajeto mais rápido ou mais curto, porém depois de passado o período de teste de 7 dias o programa deve ser comprado, ou pagando uma licença por mês, por ano ou por três anos, meu conselho para quem quiser usar os mapas é pegar na internet programas de mapas gratuitos como o Maemo Mapper e adquirir um GPS Bluetooth que tenha o chip SiRF Star III, porém as opções gratuitas são inferiores ao programa Wayfinder que vem no aparelho, seria interessante se outras empresas tipo a Garmin lançassem produtos para o aparelho.

O N810 é um bom aparelho, com um sistema muito simples de usar e com uma ótima integração com a web, com seu núcleo o Linux vários programas estão migrando para a plataforma, por isso dificilmente um usuário ficará sem um determinado tipo de programa e com a chegada do Maemo5 e do N900, quem ganha é o usuário que tem outro bom sistema para escolher. Só o tempo dirá se a Nokia fez certo ao abandonar o Symbian e decretar sua morte para 2012.

Video Promocional:

Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Luis Almeida disse...

infelizmente a wayfinder foi vendida para a Vodafone, logo o programa rota do GPS agora não pode ser mais adquirido e por enquanto a Nokia não lançou seus programa de mapas para o dispositivo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...