sábado, 7 de novembro de 2009 às 01:13

O Exterminador do Futuro - A Salvação: a guerra pós-apocalíptica perdeu a essência

O Exterminador do Futuro - A SalvaçãoOutro dia fiz uma viagem no tempo. Voltei 25 anos para assistir "O Exterminador do Futuro" (1984), a história que até hoje mexe com nosso imaginário. As máquinas dominarão o planeta? A raça humana está condenada à extinção? Haverá um Juízo Final? O filme nos apresentou uma esperança: John Connor, o messias que comandaria uma aliança rebelde capaz de destruir as máquinas e retomar o controle da Terra.

Pois bem, o futuro chegou! O Exterminador do Futuro - A Salvação (Terminator Salvation, 2009) nos leva ao ano de 2018. John Connor (Christian Bale) está crescido. Ele é o líder da resistência humana ao domínio das máquinas. Todas as profecias da sua mãe estavam certas. A Skynet agora é o Big Brother. Ela mantém um exército de Exterminadores que percorre o planeta em busca dos últimos vestígios de vida humana.

O Exterminador do Futuro - A Salvação O Exterminador do Futuro - A Salvação

No meio dessa guerra surge Marcus Wright (Sam Worthington), um misterioso personagem que entra na história e rouba toda a atenção. O Exterminador do Futuro - A Salvação gira em torno da dúvida: Ele é homem ou máquina? O que de certa forma nos leva a outra discussão bem mais profunda: O que torna alguém humano? É carne? É osso? Ou seria um conjunto de valores éticos e morais? Alguns dizem que isso não basta, somente o sentimento seria capaz de humanizar. O filme acaba se tornando piegas.

Por tudo isso, achei A Salvação um filme chato. Foge muito à trilogia precedente. Fiquei um pouco decepcionado. Esperava assistir algo mais divertido, empolgante. Faltou ação, adrenalina, confrontos com as máquinas. O começo até que diverte, mas não foi suficiente para saciar a sede depois de tantos anos de expectativa. Sequer nos foi explicado a lógica de funcionamento da guerra nesse futuro pós-apocalíptico. O que realmente estava em jogo entre homens e máquinas? É poder? É terror? É o quê?

O Exterminador do Futuro - A Salvação O Exterminador do Futuro - A Salvação

Evidente que O Exterminador do Futuro vai muito além daqueles minutinhos de projeção. A história nos obriga a entrar em diversos universos paralelos. Partindo do visual sujo de "Mad Max" (1979), passando pelo clássico sucesso "You Could Be Mine" dos Guns n’ Roses, até chegar em Philip K. Dick, autor do livro "Do Androids Dream of Electric Sheep". O objetivo, em todos esses casos, é passar ao expectador a melhor visão possível da desoladora realidade.

Um sujeito que entendeu foi Christian Bale. O Batman está muito bem no papel de John Connor. Sua caracterização nos fez esquecer aquele frangote magrinho dos primeiros filmes. Destaque também foi a participação especial do Arnold Schwarzenegger. A face dele foi incluída digitalmente no corpo de um outro ator. O resultado é interessante. Pelo menos assim o T-800 pôde aparecer, afinal, ele é a alma dessa história. Não faria sentido um filme – contemporâneo ao andróide – ignorar o fato. Estranhices dessa guerra sem futuro. Nota 3/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...