Sou filho do Super Mario Bros. No vídeo-game gosto dessas aventuras inocentes e meio nonsense. Tiros e carnificina eu até experimento, mas geralmente abandono no meio do caminho. Talvez seja uma forma que o cérebro encontra de me transportar para esses divertidos universos paralelos. Com Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (Activision, 2009), versão do filme "A Era do Gelo 3" para PlayStation 2, aconteceu amor à primeira vista.
Logo que peguei no joystick e comecei a controlar o estabanado Sid, percebi um jogo extremamente fácil. É divertido rodar, pular, deslizar, interagir com os outros personagens. Tudo propositalmente muito simples. De cara parece um jogo bem infantil. Logo nas primeiras fases o jogador comanda Manny, Diego, Scrat e outros personagens do filme. Evidente a jogabilidade de um mamute é menor que dos demais. Os movimentos são curtos e demorados. O tigre dente-de-sabre é o oposto. De tão ágil é quase incontrolável.
As fases de Ice Age: Dawn of the Dinosaurs vão ficando mais difíceis quando o ambiente muda da neve para floresta dos dinossauros. É de longe a etapa mais divertida do game. Nesse cenário quem comanda é Buck, uma doninha cara-de-pau. O sujeito tem um molejo diferenciado, ajudando a escapar das dezenas de dinossauros que aparecem pelo caminho. Em alguns momentos é possível até subir em alguns desses monstros. Buck é o astro desse game, sem dúvida o personagem mais importante.
O jogo requer boa habilidade no comando da câmera e certa paciência para repertir os movimentos. O bom é que existem muitos checkpoints pelo caminho, nunca deixando o jogador sem uma segunda chance. O que mais achei divertido em Ice Age: Dawn of the Dinosaurs é a exigência de habilidades diferentes para completar o jogo. É preciso ser rápido deslizando em cipós, forte para escalar paredes, equilíbrio para andar sobre pedras, concentração na mira de alvos ambulantes. Até voar é exigido.
Gostei também das fases curtas. Nada de muita dor de cabeça. Quando o dedo começa a calejar, desligo e continuo amanhã. Ótimo para quem não tem muito tempo. O resultado é que acabei zerando Ice Age: Dawn of the Dinosaurs meio sem querer. Passei de uma fase chata e logo estava ajudando Manny a enfrentar o grande dinossauro final. Derrubei a caverna na cabeça dele e pronto, zerei!
Foi bom jogar Ice Age: Dawn of the Dinosaurs, estou louco para assistir ao filme, mesmo sabendo que o game vai tirar um pouco o sabor das surpresas. De todo modo, deu para notar que os desenvolvedores conseguiram transportar os fãs ao universo pré-histórico dos heróis de "A Era do Gelo". Só espero que no próximo capítulo do pobre Scrat ganhe mais espaço. O joguinho 2-D (bônus dentro da história, estrelado por ele e a namorada) é extremamente divertido, merecia mais atenção.
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.
terça-feira, 3 de novembro de 2009 às 23:09
Ice Age - Dawn of the Dinosaurs: o universo pré-histórico ganha vida nos games
Ice Age - Dawn of the Dinosaurs: o universo pré-histórico ganha vida nos games
2
Comentários
2 [+] :
- Luis Almeida disse...
-
"No vídeo-game gosto dessas aventuras inocentes e meio nonsense.", onde God of war entra nessa classificação?
- terça-feira, novembro 03, 2009
- Daniel Castelo-Branco disse...
-
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Rapaz, GoW é exceção. Pra dizer a verdade, passei um tempão com ele guardado antes de me aventurar. Gosto mais de aventuras despretensiosas mesmo, acredite. - terça-feira, novembro 03, 2009