O encontro me trouxe lembranças. Na idade deles, a febre era uma linha de pequenos bonecos articulados chamada "Comandos em Ação" (G.I. Joe). Produzida pela empresa americana Hasbro e comercializada no Brasil pela Estrela, a série fez muito sucesso entre os anos de 1984 e 1995. Para quem não foi garoto naquele tempo, talvez seja difícil compreender a força dos "Comandos em Ação", mas para nós aquilo era religioso.
Aproveitando essa memória da geração anos 80, a Paramount Pictures lançou o filme G.I. Joe - A Origem de Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra, 2009). Na história, a equipe de elite da G.I. Joe luta contra o corrupto traficante de armas Destro (Christopher Eccleston). Pra isso eles usam o que há de mais recente em equipamentos de espionagem militar. Ao mesmo tempo a equipe vê a crescente ameaça da misteriosa organização Cobra, que planeja a criação de uma nova ordem mundial.
Acho que o filme só ficou devendo na construção dos personagens centrais. Tentou-se criar uma motivação trágica para o casal romântico da história, mas não deu certo. Faltou química e talento. Fora isso, G.I. Joe - A Origem de Cobra é muito divertido, um ótimo filme de ação e aventura. Mas nada além. Não espere voltar ao mundo encantado dos "Comandos em Ação". Para nossa tristeza, os heróis estão cada dia mais cínicos e menos lúdicos.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto:
- Transformers - O Filme: a quinta-essência do cinema-diversão (27/07/07)
- Transformers 2 - A Vingança dos Derrotados: sem história, a brincadeira perdeu a graça (12/10/09)