O encontro me trouxe lembranças. Na idade deles, a febre era uma linha de pequenos bonecos articulados chamada "Comandos em Ação" (G.I. Joe). Produzida pela empresa americana Hasbro e comercializada no Brasil pela Estrela, a série fez muito sucesso entre os anos de 1984 e 1995. Para quem não foi garoto naquele tempo, talvez seja difícil compreender a força dos "Comandos em Ação", mas para nós aquilo era religioso.
Lembro das muitas tardes de domingo que passei brincando deitado no chão gelado da casa dos meus pais. Eu era um estrategista militar. Preparava minha equipe ao custo de rigorosos exercícios de guerra. Hoje acho isso politicamente incorreto, mas naquele tempo... Eu tinha um tanque preto, lindo, com um esconderijo secreto e tudo. Fundamental também eram as naves. A minha era cinza, com dois canhões giratórios nas asas e alavanca central.
Aproveitando essa memória da geração anos 80, a Paramount Pictures lançou o filme G.I. Joe - A Origem de Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra, 2009). Na história, a equipe de elite da G.I. Joe luta contra o corrupto traficante de armas Destro (Christopher Eccleston). Pra isso eles usam o que há de mais recente em equipamentos de espionagem militar. Ao mesmo tempo a equipe vê a crescente ameaça da misteriosa organização Cobra, que planeja a criação de uma nova ordem mundial.
Logo no começo do filme já percebemos que se trata de um algo diferente e inventivo. Os combates fogem ao padrão, transformando homens e supersoldados invencíveis. No meio disso tudo os candidatos a herói ganham vaga no esquadrão de elite. Para nós é uma oportunidade de conhecer as técnicas e princípios que transformam simples humanos em "joes". Destaque para os personagens Snake Eyes (Ray Park) e Storm Shadow (Byung-hun Lee). Yin-yang.
Acho que o filme só ficou devendo na construção dos personagens centrais. Tentou-se criar uma motivação trágica para o casal romântico da história, mas não deu certo. Faltou química e talento. Fora isso, G.I. Joe - A Origem de Cobra é muito divertido, um ótimo filme de ação e aventura. Mas nada além. Não espere voltar ao mundo encantado dos "Comandos em Ação". Para nossa tristeza, os heróis estão cada dia mais cínicos e menos lúdicos.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto:
- Transformers - O Filme: a quinta-essência do cinema-diversão (27/07/07)
- Transformers 2 - A Vingança dos Derrotados: sem história, a brincadeira perdeu a graça (12/10/09)