terça-feira, 15 de dezembro de 2009 às 20:00

Up - Altas Aventuras: a emocionante odisséia romântica de um velho rabugento

Up - Altas AventurasVocê sabe quando um jovem se torna velho? Alguns dizem idade, cabelo branco, dor nas costas. Eu não sei ao certo, mas se pudesse apontar um único fator diria filosofia de vida. Ela é quem responde por nosso destino, sonhos, projetos, certezas, manias e tolices. Essa bússola semiótica lentamente transforma o espírito aventureiro das crianças numa velha cartilha dogmática. E assim nascem os velhos.

Na animação Up - Altas Aventuras (Up, 2009), o protagonista Carl Fredricksen (voz de Ed Asner) – um vendedor de balões de 78 anos – nos ajuda a compreender esse processo de forma lúdica e emocionante. Desde pequeno ele tinha um sonho: conhecer as florestas da América do Sul. Mas a vida lhe apresentou outros planos. Casou. Não pôde ter filhos. Vivia de forma simples, porém feliz

Up - Altas Aventuras Up - Altas Aventuras

Tudo muda quando sua esposa amanhece morta. Viúvo, cansado, rabugento e agora, sozinho. Aos poucos percebe que o mundo ao seu redor já não é mais o mesmo. As coisas parecem mais frias, barulhentas, impessoais. Sua própria casa se torna um empecilho para a vizinhança, que progride, cria shoppings, estacionamentos, rodovias. Ele já não tem mais um lar. Sobrou o asilo. Que outro lugar aceitaria um velho?

Mas aí é que entra a beleza de Up - Altas Aventuras. A criança – que parecia morta – desperta na alma do aposentado. Ele então amarra milhares de balões multicoloridos ao redor de sua casa, rompe as estruturas da construção e levanta vôo. O homem parte para a odisséia de sua vida. Resgata o velho sonho abandonado. Renasce.

Up - Altas Aventuras Up - Altas Aventuras

Apesar da aparente complexidade em navegar uma casa pelos céus da América em busca de florestas tropicais, o homem estava se saindo bem. Até que surge na varanda o menino Russell (Jordan Nagai). Aprendiz de escoteiro, 8 anos, excessivamente otimista e uma matraca. Ele é o pentelho que faltava nessa história. Juntos, vô e neto (ops!) conseguem chegar na grande floresta tropical e acabam descobrindo segredos guardados por décadas.

Up - Altas Aventuras é inteligente, romântico e divertido. O filme ultrapassa as barreiras da animação, desafia sua própria indústria ao matar desejos de consumo e construir valores morais. É uma história que toca a alma, faz chorar sem esforço, sem estardalhaço. Para isso, basta um diário, algumas fotos e lembranças da maior aventura que um homem pode ter: a família. Nota 5/5

Confira o trailer legendado:

Outra resenha sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...