sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 às 00:14

2012: divertida aventura apocalíptica sobre a preservação de nossa espécie

2012O mundo está de olho em Copenhague. Entramos na reta final da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Os 119 chefes de estado tentam encontrar a fórmula que combine: preservação do meio-ambiente e crescimento da economia. Em jogo: o futuro da humanidade. Infelizmente as negociações estão caminhando pra mais um fracasso. Um dos impasses é a meta sugerida pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. De acordo com o IPCC, os países precisam reduzir entre 25% e 40% as emissões dos gases causadores do efeito estufa até 2020.

Mas talvez não dê tempo, pois de acordo com o calendário maia, o mundo acabará em 21 de dezembro de 2012. Para comprovar essa teoria, os especialistas recorrem ao alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea justamente nesse dia. O que vem depois? O filme 2012 (2012, 2009) explica direitinho. A história mistura a previsão maia com as principais teorias catastróficas conhecidas, incluindo a reversão do campo magnético da Terra, a mudança no eixo de rotação do planeta e uma devastadora tempestade solar.

2012 2012

2012 é dirigido por Roland Emmerich, responsável por outros sucessos como "Independence Day" (1996) e "O Dia Depois de Amanhã" (2004). Gosto de filmes do gênero "catástrofe". Acho que explorar o instinto de sobrevivência é a melhor maneira de nos mostrar em essência. Ainda mais se o que está em jogo é a preservação da espécie e não apenas de um ser. É o tipo de coisa que sempre vai causar polêmica. Afinal, quem você colocaria na sua "Arca de Noé"?

Não há uma única resposta, mas gostei da forma pragmática defendida na aventura apocalíptica. O filme dividiu os seres humanos em três grupos: políticos, inteligentes e ricos. O primeiro grupo se encarregaria de exercer a liderança no mundo pós-destruição. No grupo dos inteligentes estariam os cientistas, geneticistas e outras profissões que poderiam contribuir para desenvolvimento social. Para completar temos o grupo dos ricos, que financiaria todo o projeto. E animais? Você os levaria em detrimento a outros humanos?

2012 2012

O filme não explora esses temos, apenas passa por eles. Numa das cenas mais legais o pesquisador Adrian Helmsley (Chiwetel Ejiofor) critica o pragmático Carl Anheuser (Oliver Platt), chefe de gabinete do governo americano, por deixar os trabalhadores chineses fora da "arca" que ajudaram a construir. Ele recebe como resposta: "Está com pena? Entrega sua vaga pra um deles." O pesquisador, claro, baixa a cabeça e se entrega à própria hipocrisia.

Por tudo isso, achei 2012 um filme sociologicamente rico. Mas a verdade é que no final das contas, o que realmente chama atenção é o ritmo alucinante da história. As cenas de destruição são vertiginosas. Um espetáculo de visto de cima. Mas basta um tsunami cobrir uma família diante de nossos olhos para o mundo vir abaixo. Pena que o final tenha escorregado no melodrama. Ainda assim, 2012 é um dos filmes mais divertidos do ano. Nota 4/5

Confira o trailer legendado:

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...