sábado, 24 de junho de 2006 às 12:54

Chinatown: a lógica devastadoramente infeliz da vida real

Chinatown (Chinatown, 1974) é uma obra-prima. Em recente votação realizada pelo Writers Guild of America, reunindo roteiristas de Hollywood, Chinatown ficou em terceiro lugar no ranking de Melhor Roteiro da História do Cinema. Escrito por Robert Towne e dirigido por Roman Polanksi, esse clássico do cinema tem uma característica bem interessante. Chinatown é uma homenagem feita pelo diretor francês ao "film noir".

O filme noir [lê-se nuá] é um dos gêneros cinematográficos mais admirados e populares do final do século vinte, diz Emerson Paubel no Scoretrack. Basicamente, noir significa "filme escuro", referindo-se a qualquer número de dramas policiais carregados psicologicamente dos anos 1940-50.

Há sete elementos de um filme noir que Raymond Borde e Etienne Chauteton apontaram em Panorama du Film Americain (extraído e traduzido por Film Noir Reader e editado por Alain Silver e James Ursini). São eles: 1) um crime; 2) a perspectiva dos criminosos, não da polícia; 3) uma visão invertida das tradicionais fontes de autoridade, tal como a corrupção policial; 4) alianças e lealdades instáveis; 5) a "femme fatale" (fêmea fatal), mulher que causa a ruína e/ou morte de um bom homem; 6) violência bruta; e 7) motivação e mudanças em complôs bizarros.

      

Sob essas perspectivas, Chinatown não é considerado um filme noir, mas também não podemos considerá-lo um filme policial qualquer, vamos chamá-lo de um meio termo. Tudo começa na cidade de Los Angeles, quando o detetive particular J.J. Gittes (Jack Nicholson) recebe em seu escritório uma mulher que se diz traída por seu marido, o engenheiro-chefe do Departamento de Águas e Energia.

Esse caso aparentemente banal revela-se uma engenhosa cadeia de interesses quando o detetive Gittes descobre que sua cliente, na verdade, era uma farsante. Quando o marido da verdadeira Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece morto no reservatório de água da cidade, o detetive Gittes percebe a gravidade do caso.

Durante a investigação Gittes descobre que Evelyn é filha de um dos homens mais poderosos da cidade, isso muda tudo. Entre uma peça e outra desse quebra-cabeça, Gittes é atacado por gângsters, mantém um romance com Evelyn e descobre uma relação incestuosa entre ela e o pai. O final do filme mantém essa mesma lógica devastadoramente infeliz. Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...