segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 01:36

Jogos Mortais 3: resultado de um pacto com o demônio

Semana passada eu estava em Brasília/DF, aproveitei para assistir um filme no cinema do shopping Pátio Brasil. Entre as boas opções em cartaz, optei por Jogos Mortais 3 (Saw 3, 2006).

Consegui um bilhete para a sessão das 21hs, última da noite. Paguei incríveis R$17,50, praticamente um DVD. Esses caras de Brasília são loucos. Mas justifica pelo fato da cidade ser dona da maior renda per capita do Brasil, mais de R$17 mil!!! Já os turistas, como sofrem...

Pouco antes das 21hs fui procurar a tal sala 1. Não encontrei ninguém pelo caminho e fui entrando. Não demorou muito e já estava de cara com a tela. Cheguei atrasado? Passei longos 5 segundos para entender que a sessão anterior ainda não tinha acabado [não sou burro, apenas fiquei meio confuso pelo horário de verão, acredite]. Resultado: assisti a última cena e acabei comendo o bolo antes do parabéns. Triste.

Vacilo à parte, encontrei a fila. Alguns minutos e o povão começou a aglomerar. Contei uns 50 malucos que nem eu. Mas Jogos Mortais não escolhe público, tinha patricinhas, marombeiros, punks, coroas, pivetes e casais, muitos casais. Agora me diga: o que faria um cara levar a namorada para assistir um filme do cacife de Jogos Mortais?

      

Vamos ao filme. Jogos Mortais 3 é a terceira parte do melhor filme de terror dos últimos anos. Com tantos remakes pipocando por aí, curtir um longa tão original é um tanto especial. Dirigido por Darren Lynn Bousman e escrito por Leigh Whannell, o filme baseia-se na história de James Wan e Leigh Whannell.

Quem assistiu "Jogos Mortais 2" (2005), deve lembrar que o "assassino" Jigsaw (Tobin Bell), estava a beira da morte. Então, para propagar suas idéias, ele convoca a jovem Amanda (Shawnee Smith). A bela morena também foi destaque nos filmes 1 e 2 como uma das "jogadoras" de Jigsaw.

Em Jogos Mortais 3 o velho passa todo o filme deitado numa maca, quem comanda os jogos é mesmo Amanda. Paciente terminal de um câncer, Jigsaw manda seqüestrar a médica Lynn Denlon (Bahar Soomekh). Nela ele instala um equipamento mortal controlado por seus batimentos cardíacos. Caso ele morra, ela morre também.

Mas esqueça a história. É fraca. O barato do filme são as imagens. Logo na primeira cena um sujeito é obrigado a esmagar o próprio pé na tentativa de fugir de correntes. Confesso que cheguei a levantar da cadeira para ir embora. Comecei a sentir na boca o gostinho da pizza que havia comido algumas horas antes. Mesmo assim resolvi ficar, afinal, 17,50 são 17,50!

Na cena dois aparece um camarada todo grampeado em correntes. Ele tem 1 minuto para fugir, senão uma bomba destrói tudo. A cada grampo que ele descolava da pele, mais próximo do chão eu ficava. Destaque para os gritinhos da pláteia, torcendo para o sujeito morrer de uma vez.

      

Não vou contar tudo do filme, assista. Mas não posso deixar de falar de mais uma cena. Uma mulher está amarrada pelo tórax. Na sua frente um tubo contendo ácido e no fundo a chave que a soltaria da armadilha. Também 1 minuto para sair. O ácido queimando a mão da mulher é sinistro. E inútil também. A máquina divide a pobre em duas partes, deixando a moça parecendo um frango de padaria. Bizarro!

Agora é sério, achei Jogos Mortais 3 explícito demais. Para se ter uma idéia, o filme teve que ser enviado 7 vezes ao MPAA para obter uma censura tipo R. Em todas as vezes anteriores o filme recebera uma censura tipo NC-17, mais rigorosa. Para mim, a maioria das cenas poderia ter ficado apenas na nossa imaginação.

Algumas pessoas saíram dizendo que os produtores do filme fizeram algum pacto com o demônio. Eu acho que os caras fizeram pacto foi com dono de frigorífico, isso sim. O certo é que Jogos Mortais 3 é mais uma vez sucesso de público. E veja só, já está confirmado para novembro de 2007, "Jogos Mortais 4".

No final dei graças por ter saído vivo. Fiquei com medo de um candango maluco sair metralhando todo mundo. E não é nada difícil alguém acreditar na teoria de Jigsaw, supondo que somente através desses jogos demoníacos as pessoas aprenderão a valorizar a vida. Por via das dúvidas, sou tipo B positivo. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...