A história é sobre solidão e loucura. O personagem principal Jack Torrance (Jack Nicholson) é contratado como zelador de um majestoso hotel em baixa temporada. Logo na entrevista de contratação Jack é avisado que o hotel sofre de uma "maldição". Nenhum homem consegue passar os longos e tenebrosos 3 meses de rigoroso inverno, sem enlouquecer.
Isolado nesse hotel fantasma com a mulher (Shelley Duvall) e o filho (Danny Lloyd), Jack tenta passar seu tempo escrevendo um livro. Constantemente interpelado, ele vai tornando-se cada vez mais agressivo e perigoso. A loucura chega ao auge quando Jack começa a vê fantasmas por todo o hotel.
Sinceramente? Não gostei do filme. Muito trash! É engraçado como alguns filmes tem tudo para me conquistar mas não conseguem. Lembro de "O Apanhador de Sonhos" com Morgan Freeman, baseado no mesmo Stephen King, que achei ridículo. Um monstro que entra pelo ânus das pessoas. Bizarro ao extremo! Nunca li os livros do Stephen King, mas tenho certeza que são bem melhores que os filmes.
O Iluminado recebeu 2 indicações ao Framboesa de Ouro, de Pior Diretor e Pior Atriz (Shelley Duvall), a última foi muito merecida. As caras e bocas de Shelley ficaram muito engraçadas. Mesmo sendo uma história terror, é impossível não morrer de ri. Apesar dos pesares, eu diria que Jack Nicholson é a salvação. O filme é todo dele.
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.