domingo, 14 de janeiro de 2007 às 16:02

O Hobbit: um prelúdio da trilogia "O Senhor dos Anéis"

Nota 5/5
O Hobbit
Conheci a obra "O Senhor dos Anéis" através do cinema, pelos olhos do diretor Peter Jackson. Então descobri os três livrinhos mágicos que originaram o filme. Volume 1: A Sociedade do Anel; Volume 2: As Duas Torres; e Volume 3: O Retorno do Rei.

Acho o filme uma obra-prima, já devo ter assistido umas 50 vezes [fácil], mas foi conhecendo os livros que despertei para a profundidade da criação de J.R.R. Tolkien. E o primeiro livro sobre esse universo é O Hobbit (Editora Martins Fontes, 2001), publicado em 1937. O Wikipédia conta uma curiosidade sobre esse livro.

Segundo a enciclopédia, a idéia de escrever O Hobbit, surgiu em 1928, quando Tolkien, então professor em Oxford, examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade. Um dos alunos deixou uma das páginas em branco e Tolkien escreveu: "Em um buraco no chão vivia um hobbit".

Foi a partir desta frase solta que a Terra-Média foi tomando forma. Mas Tolkien só começou a escrever definitivamente O Hobbit dois anos mais tarde, e assim abandonou o trabalho antes de terminar. Mas o manuscrito incompleto do autor foi para nas mãos de Susan Dagnall, editora da Allen & Unwin. Dagnall ficou tão encantada com o material que simplesmente implorou a Tolkien que ele terminasse o livro. E em 1937 é publicada a primeira edição de O Hobbit [obrigado Susan].

O Hobbit é considerado um prelúdio de "O Senhor dos Anéis". O livro conta a primeira grande aventura do hobbit Bilbo Bolseiro. Nosso pequeno herói inicialmente não quer nem saber de aventuras. Somente depois de muita insistência do mago Gandalf e dos 13 anões (Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin Escudo-de-Carvalho), o hobbit resolve pegar a estrada.

O plano da tropa é atravessar as Terras Ermas, mergulhar nas profundezas das Montanhas Sombrias, atravessar a Floresta das Trevas, vencer a Montanha Solitária, matar o Dragão Smaug e reconquistar o tesouro dos anões. Tudo isso fugindo de aranhas gigantes, elfos, trolls, orcs e lobos. Moleza! Principalmente para um hobbit e 13 anões.

Apesar de pequenos, hobbits não são anões. Segundo a descrição que Tolkien faz no livro, eles "são (ou eram) um povo com cerca de metade de nossa altura, e menores que os anões barbados. Os hobbits não têm barba. Não possuem nenhum ou quase nenhum poder mágico, com exceção daquele tipo corriqueiro de mágica que os ajuda a desaparecer silenciosa e rapidamente quando pessoas grandes e estúpidas como vocês e eu se aproximam de modo desajeitado, fazendo barulho como um bando de elefantes, que eles podem ouvir a mais de uma milha de distância".

"Eles têm tendência a serem gordos no abdome; vestem-se com cores vivas (principalmente verde e amarelo), não usam sapatos porque seus pés já têm uma sola natural semelhante a couro, e também pêlos espessos e castanhos parecidos com os cabelos da cabeça (que são encaracolados); têm dedos morenos, longos e ágeis, rostos amigáveis, e dão gargalhadas profundas e deliciosas (especialmente depois de jantarem, o que fazem duas vezes por dia, quando podem)".

Mas isso eu já conhecia através do filme "O Senhor dos Anéis". No entanto, O Hobbit me ajudou a conhecer diversos pequenos detalhes da história toda. E esse é o barato da coisa. Você lê O Hobbit e começa a entender o quebra-cabeça montado com o fim da trilogia do anel.

Foi em O Hobbit que Bilbo Bolseiro encontra o macabro anel do poder. Em O Hobbit Bilbo conhece Gollum. É nele que presenciamos o momento que Bilbo apelida sua pequena espada élfica de Ferroada. Que aliás, recebeu esse nome depois do hobbit ter matado uma aranha gigante com um golpe certeiro.

Em O Hobbit Bilbo veste pela primeira vez seu colete feito de malha de aço prateado, chamado pelo Elfos de mithril. Os mais atentos devem lembrar que mais tarde Bilbo daria o colete a Frodo, seu sobrinho. E no final das contas, foi através desse livro que passei a respeitar Bilbo Bolseiro. Que Frodo que nada, o verdadeiro herói da Terra-Média é Bilbo, o Magnífico!

Hoje eu sei disso, e amanhã todo mundo também vai ficar sabendo. O Hobbit será adaptado para o cinema. O sonho de todos os fãs é que a mesma equipe de "O Senhor dos Anéis" volte a trabalhar junta. O problema é que a confusão está grande.

Tudo começou quando Peter Jackson moveu um processo contra a New Line em razão da distribuição dos lucros de "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel". Aí então o executivo do estúdio, Robert Shaye, declarou que não pretendia trabalhar com o diretor: "Não quero fazer filmes com alguém que me processou".

O embrólio ficou maior quando os fãs de Jackson planejaram um boicote aos filmes da New Line e colocaram listas no site theonering.net com nomes e endereços de executivos do estúdio e da Time Warner (empresa proprietária da New Line), para onde cartas de protestos podem ser enviadas.

Dinheiro, dinheiro, dinheiro, maldito dinheiro. Apesar de tudo, mantenho as esperanças, pois como diria o mago Gandalf: "Que a floresta verde seja alegre, enquanto o mundo ainda é jovem". Que venha O Hobbit!

Outras resenhas sobre o assunto:

O Senhor dos Anéis - As Duas Torres: o segundo livro da trilogia Tolkien (26/11/07)
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel: o primeiro livro da fantática aventura (09/06/07)
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos: uma intrigante aventura épica de poder e conquista (04/03/12)
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Luis Almeida disse...

o que cansa em o hobbit são as partes de cantorias, fora essa parte que não gostei o resto é muito bom

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...