domingo, 15 de abril de 2007 às 23:07

Filhos da Esperança: apesar das excelentes referências, um filme chato

Quem me conhece sabe: bastar falar em distopia para fisgar minha atenção. Sociedades futuristas com governos totalitários é meu tema predileto. Acho que isso ainda vai render um bom trabalho acadêmico, quem sabe.

Filhos da Esperança
(Children of Men, 2006), filme que recebeu 3 indicações ao Oscar (Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição), fala desse assunto. No futuro retratado no filme, as mulheres não conseguem engravidar, com isso a humanidade corre o risco de extinção. Até que surge, em Londres, uma jovem refugiada africana grávida, isso dá início a perseguições e disputas entre governo, rebeldes e ativistas.

Dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, escrito pelo mesmo em parceria com Timothy J. Sexton e baseado no romance "The Children of Men" (1992), da inglesa P. D. James, Filhos da Esperança prometia povoar minha mente com perguntas e idéias. Prometeu, mas não cumpriu. Mergulhar na idéia que as mulheres não conseguem mais engravidar é tosco.

      

No livro "Admirável Mundo Novo" (leia meu post) de Aldous Huxley, as mulheres também não engravidam. A questão é que não o fazem por opção. Os bebês são "cultivados" em laboratórios. Tudo bem que Filhos da Esperança se passa em 2027, mas ainda assim é um enredo difícil de engolir. Até mesmo hoje, nossa ciência já seria capaz de criar clones humanos.

Partindo dessa premissa, ficou difícil gostar do filme. A idéia foi legal, a intenção merece aplausos, a fotografia é nebulosa, os movimentos de câmera criam um clima legal, gostei das referências ao Pink Floyd, ao George Orwell, gostei das críticas políticas e do engajamento social. Mas o filme é chato e sem graça. Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...