domingo, 18 de novembro de 2007 às 16:44

Ligeiramente Grávidos: uma comédia sobre sexo, drogas e bebês

Para quem acabou de ser pai, Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007) me pareceu um ótimo filme. Porém, não é tudo aquilo que andam dizendo por aí. A revista SET, por exemplo, fez tantos elogios que cheguei a acreditar que o filme ganharia o Oscar. O fato é que Ligeiramente Grávidos é uma comédia juvenil bem mais inteligente que "American Pie" (1999), clássico do besteirol.

A meu ver, o problema é que o protagonista é absurdamente bossal. O cara passa o tempo todo falando de sexo, bacanais, drogas. Será que esse fulano é o retrato do jovem americano? Ele fala sobre uso de drogas com uma naturalidade incrível. Até mesmo com sua namorada grávida, ele fica malucão com maconha, crack e outros entorpecentes. Nos Estados Unidos a situação do jovem é essa mesmo?

Acho difícil alguém aqui no Brasil tomar o gorducho como espelho. Simplesmente é fora de nossos padrões culturais. Nesse caso é melhor deixar tudo isso de lado, fingir que somos americanos aloprados, amanteigar a pipoca e curtir o filme. Então... vamos ao play.

      

Allison Scott (Katherine Heigl) é uma jovem bonita e ambiciosa, que está para estrear como repórter de uma importante emissora de TV. Ben Stone (Seth Rogen) e seus quatro amigos dividem o aluguel de uma casa bagunçada, sendo que todos insistem em se manter na adolescência, mesmo já tendo 20 e poucos anos. Allison e Ben se conhecem numa casa noturna e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Allison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele. A notícia faz com que Ben passe a questionar sua própria vida, além de aproximar duas pessoas que preferiam jamais ter se conhecido.

O melhor do filme acontece quando a grávida Allison e sua irmã trintona Debbie (Leslie Mann), são barradas na porta de uma casa noturna. O porteiro autoriza somente as mulheres mais lindas e jovens a furar a fila e entrar. Nossas meninas são barradas e mandadas para o rabo da fila. Elas devem esperar, como os mortais. Aí começa a discussão: "Você não é Deus para escolher quem é bom e quem não é", diz Debbie . Depois de muita insistência, o porteiro dá uma lição nas duas:

      

"Você está certa. Eu lamento muito. Odeio esse maldito trabalho. Não quero ser aquele que julga e decide quem entra. Essa merda faz mal ao meu estômago. Tenho diarréia devido ao estresse. Não é que você não seja quente. Adoraria dar um tapa nesse traseiro. Poderia destruí-lo. Mas não posso te deixar entrar porque você é velha. E ela, grávida. Não podemos aceitar velhas e grávidas. Isso é loucura. Só posso deixar passar 5% dos negros. Significa que se houverem 25 pessoas aqui, só poderei deixar que entre um negro e um quarto. Então espero que haja um nanico negro na multidão. Por que estão aqui mesmo assim? Precisam estar numa aula de ioga ou algo do tipo. Que diabos essa grávida faz numa casa noturna? Seu traseiro velho deveria saber mais do que ninguém."

Desenvolvido para ser uma seqüência de "O Virgem de 40 Anos" (2005), com Seth Rogen e equipe reprisando seus personagens, Ligeiramente Grávidos ganhou vida própria. O sucesso do filme mostra que foi uma decisão acertada. Eu gostei. Afinal, não é todo dia que conhecemos alguém que ganha a vida assistindo filmes e procurando cenas de nudez para jogar em seu website (estilo Mr. Skin). Isso sem contar o barato que deve ser mascar cogumelos alucinógenos durante uma apresentação psicodélica do Cirque de Soleil em plena Las Vegas. Mandrake! Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...