quinta-feira, 15 de novembro de 2007 às 22:55

O Ultimato Bourne: o melhor filme de ação do ano

O Ultimato Bourne (The Bourne Ultimatum, 2007) é a terceira e última parte da Trilogia Bourne, a aventura do espião sem memória saído dos livros de Robert Ludlum. Um filme de ação inteligente, rápido e empolgante. Por esse trabalho, o diretor Paul Greengrass se tornou meu favorito na corrida ao Oscar 2008. Para quem não conhece a história contada no filme, Jason Bourne (Matt Damon) é uma mistura de Jack Bauer (do seriado "24 Horas"), Michael Scofield (do seriado "Prison Break") e MacGyver (do extinto seriado "Profissão: Perigo"). Só.

Antes de começar, já sabemos que Bourne é um espião da CIA que vive sem país e sem passado. O cara foi submetido a um treinamento brutal. E não lembra de nada. Ele é uma sofisticada arma humana, perseguido incessantemente pelos seus ex-chefes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Após sua última aparição o cara decidiu sumir para sempre e esquecer a vida que lhe foi roubada.

      

O Ultimato Bourne começa no metrô de Londres. Uma matéria publicada num jornal especula sobre sua existência. Isso torna Bourne novamente um alvo. No filme, o programa Treadstone, que criou Bourne, já não existe mais. O problema é que os federais usaram o programa para desenvolver um ainda mais letal: o Blackbriar. Esse novo programa objetiva desenvolver uma geração de novos matadores treinados secretamente pelo governo.

Essa terceira parte da Trilogia Bourne nos leva à lindas locações na Inglaterra, Espanha e Marrocos. Mas é no país africano que somos presenteados por uma das mais espetaculares perseguições do cinema. Explosões, batidas, socos e muita correria pelos estreitos becos de uma típica cidade marroquina. Mas não dá para esquecer a perseguição de carro em Nova York. Eu imagino a trabalheira para filmar aquilo tudo.

            

Gostei muito do filme. O Ultimato Bourne é um marco do cinema-ação. Especialistas dizem que a Trilogia Bourne tem tanta importância para a década de 2000, quanto "Duro de Matar" teve para os anos 1980. Com textos curtos, locações inspiradoras, uma câmera alucinada e razoáveis interpretações, O Ultimato Bourne é o melhor filme de ação do ano. Mesmo que você não tenha assistido aos outros dois filmes, recomendo muito. Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...