terça-feira, 15 de janeiro de 2008 às 23:58

Senhores do Crime: vodka e muita coragem para despir a humanidade

Dirigido por David Cronenberg e escrito por Steve Knight, Senhores do Crime (Eastern Promises, 2007) é um filme que não quero assistir novamente. Os desprevenidos, assim como eu, são surpreendidos logo de cara com um degolamento à moda alqaediana e o sangrento nascimento de um bebê pré-maturo. Cenas fortes, feitas sob medida para chocar o espectador.

Levar um golpe direto no queixo, logo no início da luta, faz você ficar na defensiva, com atenção máxima até o final. Comigo aconteceu assim, não consegui piscar um só segundo na esperança de saber como aquilo tudo começou e como iria terminar. Todavia, Senhores do Crime é uma história sem começo e sem fim, apenas um pequeno capítulo no meio de uma odisséia russa.

No filme, Anna Ivanovna (Naomi Watts) é uma parteira que trabalha num hospital em Londres. Um dia testemunha a morte de uma jovem de 14 anos, durante um parto realizado na noite de natal. Com o diário da moça em mãos, ela decide procurar a família para dar a notícia do falecimento pessoalmente, o que a faz decobrir segredos sobre a menina.

A busca acaba colocando-a em contato com o misterioso tráfico do sexo, comandado pela organização criminosa russa dos Vory V Zakone. Logo Anna conhece Semyon (Armin Mueller-Stahl), o patriarca da família. Eu não conhecia esse ator, mas o cara merece um prêmio. Seu personagem exala um terror psicológico digno de Hannibal Lecter.

      

Mas o foco da história é a relação entre Anna e o motorista do velhote, Nikolai Luzhin (Viggo Mortensen, o Aragorn de "O Senhor dos Anéis"). O personagem, apesar de parecer secundário, representa o papel masculino mais importante no filme. Inclusive, Viggo Mortensen concorreu ao Globo de Ouro por essa atuação. Particularmente achei que faltou um pouco mais de nuances à caracterização.

Senhores do Crime me fez refletir: o cinema está cada dia mais violento, obsceno e explícito? Comparando com a década de 90, os filmes estariam mais apelativos? O fato é que há um abuso no uso de crianças prostituídas, mulheres escravizadas e um preconceito descompassado, quase visceral. Tudo é mostrado sem delongas, com muito mais realismo e ousadia. A chaga foi aberta e a humanidade nunca esteve tão nua. Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...