UMPC é um jargão técnico que significa, ultra mobile personal computer e trocando em miúdos são notebooks pequenos, leves e de baixa performace para ter preços atraentes. Esse nicho de mercado foi descoberto pela Asus com seu Eeepc com uma tela de 7'' e usando um processador celeron e HD sólido de apenas 4Gb (existe versões com 2 e 8Gb), talvez cobrindo o vazio deixada pela Palm.
O Eeepc na minha opinião é uma máquina fantástica e se destina a quem já possui um bom computador e precisa apenas de um a plataforma leve para navegar na internet e ter acesso a arquivos e alguns programas, fora que como roda Linux e Windows o usuário fica completamente a vontade e sem ter a necessidade de aprender a usar algo novo.
O interessante que no meio técnico esses novos produtos receberam um nome bem debochado aqui no Brasil, muitos os chamam de "pobretop", porém essa nomeclatura brasileira está a ponto de cair por terra, devido a lançamentos da HP com um modelo que possui uma tela de 8,9'' e o maior teclado da categoria, fora o uso de HD sata.
Bem, depois de ter feito uma explicação bem detalhada de um UMPC falarei da grande inovação da Gigabyte, fabricante reconhecida de placas-mães, aceleradores gráficos, notebooks, etc. A proposta dela para um UMPC é esquecer o mercado de baixo custo e mandar numa plataforma que quer uma solução pequena, leve e que tenha um bom desempenho e a Gigabyte foi além e criou um tablet UMPC que tem uma configuração satisfatória.
Primeiramente o que gostei foi o uso dos novos processadores Intel Atom, o que deixará o produto muito mais caro que seus concorrentes, pois essa nova linha de processadores da Intel ainda estão com um preço alto, fora que a empresa ainda não consegue abastecer satisfatóriamente o mercado com eles.
Olhando para a tela de LCD outro bom susto uma tela de 8,9'' com resolução de 1280x768, não sei se as páginas web ficarão muito pequena nesse tipo de resolução, porém o usuário estará longe do problema que os usuários do Eeepc sofrem de usar muito o scroll para ver algumas páginas web. E a cereja do bolo nesse UMPC é a tela que rotaciona em 180° com touch screen, certamente uma comodidade a mais para o usuário.
Para finalizar as descrições técnicas o Netbook-M912V (esse é o nome do produto) possui um HD sata de 160Gb e pesa 1.3kg (o Eeepc é 0,92kg), portanto ele foge um pouco do padrão de capacidade de armazenamento e peso dos seus concorrentes, mas a Gigabyte não está lançando esse produto para concorrer com nenhum que existe no mercado ela está levando esse mercado a uma nova fronteira oferecendo um tablet PC de dimensões ultra reduzida. Só posso dizer parabéns a ela e nem quero ver o preço dessa beleza, pois sei que isso será para poucos.
Abaixo um vídeo demonstração do mini-notebook.
terça-feira, 8 de julho de 2008 às 06:00
Vem aí uma nova geração de mini-notebooks de alta capacidade
Vem aí uma nova geração de mini-notebooks de alta capacidade
1
Comentários
1 [+] :
- Daniel Castelo-Branco disse...
-
O meu notebook HP Pavillion Tablet PC TX1320us de 12'' pesa 1,995kg. Acho razoável.
- terça-feira, julho 08, 2008