sábado, 11 de outubro de 2008 às 17:01

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal: grato saudosismo do ícone-mor da geração anos 80

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"South Park" é um desenho animado sensacional, um dos poucos programas de TV que me fazem rir. Quem acompanha a série já está acostumado com todo tipo de putaria. Em "South Park" tudo é possível, não há censura. Mesmo acostumado com isso, ontem fiquei assustado com o episódio "12x08: The China Probrem". Nele os personagens do desenho, depois de assistirem Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008), vão ao Departamento de Polícia acusar George Lucas e Steven Spielberg de terem estuprado Indiana Jones.

Não só uma vez. O pobre Indy aparece várias vezes sendo enrabado pela dupla. Na última cena, quando a polícia invade a mansão dos estupradores, encontra Lucas e Spielberg abusando sexualmente um Stormtrooper (tropa de base do Império Galático no universo "Star Wars"). Segundo o site Gawker, a critica causou um problema interno na Paramount, que produziu Indiana Jones 4. O estúdio é controlada pela holding Viacom, que por sua vez é dona do canal Comedy Central, que exibe "South Park". Tava na cara que o episódio iria jogar merda no ventilador. Veja a cena.

Assim como Butters (único personagem em "South Park" que gostou do filme), achei Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal sensacional. Uma aventura fantástica passeando por locações incríveis e diálogos divertidíssimos. Visualmente Indiana Jones 4 é bestial. As imagens geradas pela câmera de Steven Spielberg procuram ângulos impossíveis, deixando os fãs da série embriagados com tanta adrenalina. Isso sem contar o grato saudosismo de assistir uma aventura inédita do ícone-mor da geração anos 80.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal      Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Precedido por "Os Caçadores da Arca Perdida" (1981), "Indiana Jones e o Templo da Perdição" (1984) e "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal se situa temporalmente no ano de 1957 (auge da Guerra Fria). Indiana Jones (Harrison Ford) e seu ajudante Mac (Ray Winstone) escapam de agentes soviéticos em um campo de pouso isolado. No meio da fuga há uma explosão nuclear, Indy se salva entrando numa geladeira (cena que os caras de "South Park" também tiram sarro).

De volta à sua casa na Universidade Marshall, o amigo e reitor Dean Stanforth (Jim Broadbent), explica que suas ações recentes o tornaram alvo de suspeita e que o governo está pressionando para que o demita. Ao deixar a cidade, Indy conhece o rebelde jovem Mutt Williams (Shia LaBeouf). Ele pede ajuda para encontrar a Caveira de Cristal de Akator. Agentes soviéticos também estão em busca do artefato, entre eles a fria e bela Irina Spalko (Cate Blanchett) e seu esquadrão de elite.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal      Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

O roteiro de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é um dos pontos mais citados pelos críticos. Em 2004 a produção do filme foi adiada, devido à reprovação de George Lucas ao roteiro escrito por Frank Darabont. Então M. Night Shyamalan e Tom Stoppard foram convidados para assumir os trabalhos, mas também não vingou. Em 2006 Harrison Ford declarou que se o 4º filme não fosse feito até 2008 desistiria de realizá-lo de uma vez por todas. Foi o suficiente para que Steven Spielberg buscasse um bom roteiro o mais rapidamente possível.

Acabou sobrando para David Koepp, conhecido por "Homem-Aranha" e "Jurassic Park". Mas o que chamou atenção foram os pitacos de George Lucas. O maior deles diz respeito ao final do filme, em que aparecem extraterrestres. Ninguém gostou dessa idéia, nem mesmo Steven Spielberg. Mas o diretor acabou sendo convencido por George Lucas, que argumentou dizendo que as criaturas não são extraterrestres e sim seres de outra dimensão! De um jeito ou de outro, dizer que Lucas e Spielberg "fuderam" Indiana com o lançamento de Reino da Caveira de Cristal é uma tremenda idiotice nerd xiita. Nota 4/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...