Durante toda a gravidez fui lendo página por página em voz alta, pertinho do barrigão. Mas faltando poucas páginas para acabar o livro, minha filha resolveu antecipar sua chegada. Depois de alguns xixis e cocôs, acabei esquecendo o livro. As últimas páginas ficaram esquecidas, perdidas no meio de chocalhos, ursinhos e bonecas. Um ano depois terminei o que havia começado. A diferença é que dessa vez estava sob o atento olhar de minha Pequena.
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes nasceu para preencher uma grande lacuna educacional. Os pais jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de educar. A maioria dos estudiosos correlaciona o fato ao afastamento dos pais, principalmente para dedicarem-se ao trabalho. Para diminuir o peso na consciência pela falta de atenção aos filhos, eles costumam presenteá-los com tudo que não tiveram na infância: videogames, TV no quarto, muitas vezes até computador.
O diálogo com os filhos sobre quem somos é fundamental. Faça-os seus amigos. Augusto Cury também cita que os pais costumam matricular os filhos em vários cursos simultâneos, inglês, esportes, música, esquecem que são apenas crianças e não máquinas de aprender. Não os afaste de você, mostre a seus filhos que eles não estão no rodapé da sua vida, mas nas páginas centrais de sua história.
Treine seu filho para tornar-se um líder e não um fantoche. Para isso, não tente formar heróis, mas seres humanos que conhecem seus limites e sua força. Dê atenção ao que ele pensa. Estimule-o a definir metas e buscar vitórias, mas prepare seus filhos para os fracassos, educando a sensibilidade. Nesse trajeto tenha em mente que a capacidade de reclamar é o adubo da miséria emocional e a capacidade de agradecer é o combustível da felicidade.
A segunda parte do livro é focada na ação dos professores. O livro alerta que a televisão mostra mais de sessenta personagens por hora com as mais diferentes características de personalidade. Policiais irreverentes, bandidos destemidos, pessoas divertidas. Essas imagens são registradas na memória e competem com as imagens dos pais e professores. O resultado disso é que os professores estão presentes na sala de aula e os alunos estão em outro mundo.
Por fim, Augusto Cury aponta alguns caminhos para criarmos a escola de nossos sonhos. São eles:
- Música no ambiente de sala de aula.
- Sentar em círculo ou em U.
- Exposição interrogada: a arte da interrogação.
- Exposição dialogada: a arte da pergunta.
- Ser contador de histórias.
- Humanizar o conhecimento.
- Humanizar o professor: cruzar sua história.
- Educar a auto-estima: elogiar antes de criticar.
- Gerenciar os pensamentos e as emoções.
- Participar de projetos sociais.
Não preciso ser pedagogo para saber que nosso atual método de ensino em sala de aula está falido. Nada funciona, tudo é uma grande idiotice para tirar dinheiro do bolso dos pais. As crianças são robotizadas, o conhecimento é pasteurizado. Estamos treinando nossas crianças para repetir palavras, quando deveríamos educar para criar idéias. Pais Brilhantes, Professores Fascinantes é um apanhado de idéias ambiciosas para tornar o ensino mais emocional. Jogar minha filha nesse mundo fabril, esse era meu grande medo.