sexta-feira, 28 de novembro de 2008 às 07:00

Max Payne: a velha trama do policial em busca de vingança

Max PayneMax Payne (Max Payne, 2008) é uma adaptação de um game homônimo de tiro em terceira pessoa. O longa conta a saga trágica do policial interpretado por Mark Whalberg. Depois de vê sua mulher e filho assassinados, se isola do mundo, muda para o departamento do arquivo morto e envereda pelo caminho da investigação por conta própria em busca de vingança.

Iniciei logo fazendo um breve resumo do filme porque essa receita é velha conhecida dos filmes policiais de Hollywood. Porém, mesmo com uma péssima crítica em todos os meios de comunicação, como antigo jogador da série eu vi que o filme foi fiel à ambientação e fotografia do jogo de 2001, caso raro.

Para o final do filme não ficar evidente para quem conseguiu terminar o jogo, eles fizeram algumas mudanças na história, porém foram coisas poucas. E para mim o interessante foi verificar que um jogo que foi concebido para transpor os efeitos do filme "Matrix" (1999) para as telas dos vídeos games, teve sua estréia no cinema, mídia essa que praticamente foi o útero da idéia do game.

Para os que gostam de reparar na fotografia de filmes, verão tendências que remete a cenas do filme "Constantine" (2006), com a dualidade inferno e paraíso, algo que foi alvo de bastante crítica ao diretor John Moore e que não possui no jogo, mas que casou bem com a trama e o ar pesado e saturno que permeia todo o filme.

Max PayneMax Payne

O interessante é que apesar das críticas pesadas que recebeu, o filme conseguiu na sua estréia nos Estados Unidos ficar com a primeira posição das bilheterias, talvez efeito dos amantes do jogo que queriam ver a transposição para o cinema ou da publicidade que ele gerou na internet, pois no caso do jogo a publicidade foi carro chefe que alavancou milhões de vendas pelo mundo.

De resto sobra muito tiro, cenas de stop-time que remetem a "Matrix" e muitos atores que são facilmente encontrados em séries americanas. O fato evidencia um orçamento e uma aposta acanhada. Mesmo sendo protaginizado por um ator ganhador do Oscar, Max Payne não é garantia de sucesso. Diante de todas as adversidades o filme merece pontos. Max Payne manteve muitos elementos presentes no jogo. O final pode surpreender quem conseguiu zerar o game e poderá ser facilmente descoberto por quem prestar muita atenção ao filme. Nota 3/5

Clique em play para ver o trailer:

Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Erick Muniz disse...

O trailer pelo menos é tentador!!! para quem zerou o jogo... deu vontade de conferir!!

Luis Almeida disse...

também zerei os 2 jogos dele, por isso fica difícil ser imparcial, não é um filme ruim, mas poderia ser melhor se tivesse melhores atores.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...