quinta-feira, 13 de novembro de 2008 às 16:49

Trovão Tropical: uma surpreendente e perversa sátira do universo hollywoodiano

Trovão TropicalTrovão Tropical (Tropic Thunder, 2008) é uma comédia que mistura dois clássicos da Guerra do Vietnã: "Platoon" (1986) e "Apocalipse Now" (1979, leia a resenha). Mas a paródia não se limita ao gênero, fazendo ampla crítica à indústria das superproduções hollywoodianas. O tema é batido, facilmente poderíamos cair num pastelão estilo "Top Gang 2 - A Missão" (1993), com Charlie Sheen. Escrita, dirigida e estrelada por Ben Stiller, Trovão Tropical diferencia-se pelo talento de Robert Downey Jr. e Jack Black, formando assim um poderoso triunvirato.

Ben Stiller interpreta Tugg Speedman, ator famoso por estrelar filmes de ação descerebrados. Sua carreira entrou em decadência depois da fracassada tentativa de ganhar um Oscar. O drama em que fazia o papel de um fazendeiro doente mental virou motivo de chacota na Academia (e polêmica na vida real, veja). Com sérios conflitos existenciais, o único que parece confiar no talento do ator é seu empresário bajulador, que usa várias estratégias para colocar o cliente na mídia: "Adote uma criança! Lute pela salvação dos ursos panda!"

Trovão TropicalTrovão Tropical

No lado oposto temos Robert Downey Jr. no papel do aclamado ator Kirk Lazarus. O personagem é uma sátira dos atores que se sacrificam fisicamente buscando ganhar prêmios e conseguir o reconhecimento da crítica. Para representar um sargento negro no novo filme, por exemplo, o ator passou por uma cirurgia para pigmentar a pele. Por último temos Jack Black no papel do ator Jeff Portnoy, sujeito conhecido por estrelar comédias grotescas e pelo vício em drogas.

Esses três "grandes" atores se juntam para filmar "Trovão Tropical", que prometia ser o maior filme de guerra da história. O problema é que o diretor Damien Cockburn (Steve Coogan) não estava conseguindo controlar o excesso de estrelismo do trio, fazendo as gravações atrasarem e aumentando os custos da produção. É quando entra em cena Less Grossman (Tom Cruiser), o tirano executivo do estúdio que financia o projeto. Pra mim esse é o melhor personagem do filme. Hilário vê o Tom Cruiser barganhando a vida dos atores ao som de "Florida ft. T-Pain - Low". No final do filme Tom Cruiser dá outra canja, dessa vez com "Ludacris - Get Back".

Trovão TropicalTrovão Tropical

Depois da pressão, o diretor do projeto adota uma medida drástica: joga seus atores no meio da floresta asiática. Sem assistentes, equipe de apoio ou telefones celulares, o elenco recebe apenas o roteiro do filme e um mapa de como encontrar a saída. O problema é que o lugar escolhido para as filmagens é dominado por um perigoso bando de traficantes de drogas. O único que não percebe o perigo é o personagem do Ben Stiller. Ele passa a maior parte do filme acreditando que tudo fazia parte do roteiro. Capturado e torturado, ele contará com a ajuda dos amigos para ressurgir das cinzas.

Além da ótima história, temos pequenas surpresas espalhadas pelo filme. Uma delas é o trailer de um falso filme estrelado por Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) e Tobey Maguire (o Homem-Aranha). Os heróis interpretam monges gays que se apaixonam e desafiam a Igreja Católica. Outro momento curioso é Ben Stiller assistindo Star Trek via iPod no meio da floresta. O roteiro é cheio dessas loucuras, fazendo de Trovão Tropical uma surpreendente e perversa sátira do universo hollywoodiano. Nota 4/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...