terça-feira, 16 de dezembro de 2008 às 22:33

Duro de Matar 4.0: um explosivo duelo de hackers no sistema nervoso do governo

Duro de Matar 4.0Duro de Matar 4.0 (Live Free or Die Hard, 2007) é um excelente filme de ação. Nem lembrava mais como tinha sido a trilogia "Duro de Matar", mas esse foi ótimo. Cenas incríveis como a perseguição no túnel e o choque entre o carro e o helicóptero. Mas o que chamou atenção foi a tecnologia. Simplesmente o máximo! Computadores de última geração e hackers duelando pelo controle de sistemas do governo. O país inteiro ligado e controlado pelas máquinas, de repente: o caos. Acho bem provável que isso ocorra num futuro próximo, principalmente em relação a trânsito.

O tempo todo somos dominados por computadores. Nos últimos meses esse é o terceiro ou quarto filme de ação em que a tecnologia é o foco. Parece que a nova porção mágica é: tecnologia + explosões + terroristas + homens e mulheres autoconfiantes ao extremo = sucesso. Eu gosto dessa mistura, talvez "007 - Cassino Royale" (leia a resenha) tenha sido o melhor exemplo recente de bom uso da tecnologia no cinema. Mais do que isso, ouso dizer que esses novos filmes irão virar tendência na indústria dos eletroeletrônicos, da mesma forma que "Star Wars" até hoje é fonte de inspiração para os cientistas.

Li na revista SET uma matéria interessante. O texto atribui a Bruce Willis, ou melhor, John MacLane, a condição de grande algoz de Sylvester Stallone e Arnald Schwarzenegger. Em 1984, quando Duro de Matar foi lançado pela primeira vez, caras fortões com frases de efeito dominavam o cinema-ação (hasta La vista, baby). Duro de Matar trouxe uma nova fórmula que fez escola. Nesse seara, podemos dizer que Jack Bauer (24 horas) e Jason Bourne (Trilogia Bourne) são filhos de John McClane.

Duro de Matar 4.0Duro de Matar 4.0

Sobre o filme. Duro de Matar 4.0 tem como pano de fundo o ataque terrorista nos Estados Unidos. Só que ao invés de aviões ou gases venenosos, os terroristas usam a informática. Revoltado com o governo que o "traiu", um hacker consegue invadir a infra-estrutura computadorizada que controla as comunicações, transporte e energia do país. Aparentemente ele ameaça causar um gigantesco blecaute. Cada passo do ataque foi planejado eletronicamente. O fator surpresa que ameaça a operação é a entrada em cena de John McClane (Bruce Willis), um policial off-line.

Precedido por "Duro de Matar" (1988), "Duro de Matar 2" (1990) e "Duro de Matar - A Vingança" (1995), Duro de Matar 4.0 engrandece a série e prova que os nerds estão no poder. Bruce Willis continua lá, todo fanfarrão, mas dessa vez ele não conseguirá caminhar sem ajuda dos nerds. O filme inteiro faz constantes brincadeiras com o universo geek. O mais interessante é que a tecnologia "futurista" está ganhando as prateleiras. Ponto para o pessoal do merchandising, que além de promover um bom filme, ainda faturou alto com esses trecos eletrônicos. Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...