Alguns meses depois da aclamação mundial, os irmãos Joel e Ethan Coen acabam de lançar outro filme polêmico: Queime Depois de Ler (Burn After Reading, 2008). Classificado como comédia, o novo longa foge do convencional ao levar a sério uma história absurdamente bizarra. Queime Depois de Ler parece um mosaico de pervertidos subtramas envolvendo dinheiro, sexo, traições, fitness e a segurança nacional. O mais impressionante nisso tudo é a velocidade com que as peças se movem nesse tabuleiro, quase enlouquecendo o espectador.
Para garantir pontos no processo de divórcio, a mulher grava todos os dados confidenciais do marido chifrudo num CD. Por um acaso da vida, o disco acaba parando nas mãos de Chad Feldheimer (Brad Pitt), um professor de academia meio idiota. Ao analisar o disco ele percebe que se trata de material confidencial do governo. Ele então resolve chantagear o dono do CD, ameaçando vender as informações aos russos (!). Sua parceira na tramóia é Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma rede de academias que sonha com o namorado perfeito. A coroa quer dinheiro para financiar suas várias cirurgias plásticas.
As histórias desses personagens se misturam, tornando-os próximos sem saber. Entre uma descoberta e outra, todo mundo começa a ficar paranóico, enxergando ameaças em todos os lugares, confundindo amigos com inimigos, conspirando, enlouquecendo e fabricando o caos. Nesse jogo de emboscadas e tragédias, cada personagem assume um papel fundamental (incluindo os secundários), neles recae todo o desenvolvimento da história. Queime Depois de Ler é um filme sobre pessoas e suas angústias. Aposto que irá receber várias indicações aos atores e nenhuma ao filme.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto: