quinta-feira, 28 de julho de 2005 às 00:14

Batman Begins: o resgate do super-herói mais teatral da história

Depois de 20 anos vendo o Batman ser avacalhado por humoristas, assistir ao filme Batman Begins (Batman Begins, 2005) foi um choque. Nem lembrava mais o quanto já fui fã do homem-morcego. Ultimamente, sempre que escutava o nome do herói, lembrava logo dos Trapalhões, com o Dedé fantasiado de morcegão. O filme Batman Begins conseguiu o que nenhum outro filme havia feito até agora, nivelar-se com "Homem-Aranha" nas adaptações de HQ para o cinema.

Cercado por uma história fascinante, já estava na hora de um filme verdadeiramente a altura do Cavaleiro das Trevas. Desde seu surgimento em 1939, já foram várias as tentativas de levar a mesma magia presente nas HQs para a telana. Em 1989, Michael Keaton fez o papel principal em "Batman". O ator também foi o astro em "Batman - O Retorno", produzido em 1992. Em 1995, com o lançamento de "Batman Eternamente", Val Kilmer passou a interpretar o super-herói. George Clooney foi a terceira tentativa de Hollywood, com o filme "Batman & Robin", em 1997. Apesar das diversas oportunidades, nenhum deles passou de "sessão da tarde".

Batman Begins      Batman Begins

Em Batman Begins, o diretor Christopher Nolan ("Insônia" e "Amnésia") aposta no desconhecido Christian Bale para representar o papel de Bruce Wayne. Achei que a aposta foi bem sucedida, já que o novato não carrega o estigma de galã. Isso facilitou uma identificação com o público. Outra coisa que funcionou bem em Batman Begins foi o elevado grau de sentimentos negativos que pairando no ar. Eu destaco as cenas em que Batman estava sendo treinado. Aprendendo a tornar-se invisível com Ra's Al Gul e os ninjas da Liga das Sombras.

            

A iluminação do filme também é um ponto fortíssimo. Cenas em ângulos inéditos com a câmera passeando entre os becos de Gotham City. Batman Begins não é um clássico, mas é um filme que não deixa a desejar. É o resgate do super-herói mais teatral da história dos quadrinhos. Na última cena, Batman recebe um recado escrito em uma carta-coringa. Alguém já adivinhou qual será o próximo vilão?!

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...