No livro Mantenha o Seu Cérebro Vivo (Editora Sextante, 2000), os autores apresentam-nos a nova ciência do exercício do cérebro, a Neuróbica. Eles apostam que, assim como os exercícios físicos ajudam a manter a forma, a Neuróbica pode ajudar a melhorar a capacidade mental.
Vou logo avisando que Neuróbica é muito diferente de outros tipos de exercício cerebral que, em geral, envolvem quebra-cabeças, palavras cruzadas, exercícios de memória e várias espécies de testes. A Neuróbica trabalha com os cinco sentidos de novas maneiras, buscando associações entre diferentes tipos de informações. Essa idéia de associar os sentidos na busca de novas atividades cerebrais é a essência de Mantenha o Seu Cérebro Vivo.
Exemplo: dirigir com a janela do carro aberta. Isso permite a entrada de uma série de cheiros (da chuva recente no asfalto, da pipoca de uma carrocinha, da maresia) e sons (passarinhos cantando, crianças gritando no recreio de uma escola, sirenes distantes), que caracterizam o percurso e facilitam aprender o caminho.
Outra observação importante mostra que a visão e do tato são limitadores de nosso cérebro. A Neuróbica propõe "deixar de lado" nossa visão. Tente fechar os olhos durante aquelas atividades que lhe parecem fáceis. O resultado será a descoberta de novos sons, novos cheiros e novos sabores. O estresse gerado durante a situação é justamente o cérebro trabalhando áreas antes inexploradas.
Mantenha o Seu Cérebro Vivo é um livro simplório. Ótimo para uma leitura rápida e sem compromissos. Recomendado para intercalar leituras mais instigantes.
sábado, 23 de julho de 2005 às 21:38
Mantenha o Seu Cérebro Vivo: neuróbica para trabalhar nossa capacidade inexplorada
Mantenha o Seu Cérebro Vivo: neuróbica para trabalhar nossa capacidade inexplorada
1
Comentários