terça-feira, 27 de junho de 2006 às 01:08

Carros: a nova animação da Disney-Pixar

Não faz muito tempo que a Disney anunciou a compra dos estúdios Pixar, criadores de "Toy Story" (1995) , "Procurando Nemo" (2003) e "Os incríveis" (2004, leia meu post). Com um currículo desses, acho que os US$ 7,4 bilhões que a Disney pagou saiu barato.

Peter Fader, professor de Marketing da Wharton, conversou Robbie Shell, diretora editorial da Universia Wharton, sobre as principais conseqüências desse acordo. No cerne da entrevista Robbie lembra um artigo que saiu no Financial Times, levantando a possibilidade da Pixar perder seu "espírito indômito" e acabar mergulhando nos padrões da Disney, tornando-se vítima do peso da burocracia, da hierarquia, da microgestão, de batalhas internas etc.

Peter Fader entende que, ao que tudo indica, o pessoal da Pixar assumirá o negócio de animação da Disney. "Espera-se que o espírito da Pixar se mantenha intacto; seria um equívoco da parte da Disney se assim não fosse, já que o histórico da Pixar é impecável. Creio que a Disney conscientizou-se, enfim, de que seu modo tradicional de fazer as coisas não funciona mais, e é por esse motivo que a empresa está aberta ao acordo e disposta a deixar que os profissionais da Pixar cultivem esse espírito livre característico dela, fazendo com que a Disney tome o caminho que deveria ter tomado há muitos anos."

      

No meio dessa disputa de poder, surge o primeiro fruto pós-parceria, o filme Carros (Cars, 2006). Toda a história é sobre automóveis. O protagonista é um possante vermelho chamado Lightning McQueen (voz de Owen Wilson). Já na sua 1ª temporada na Copa Pistão [uma espécie de Nascar], o ambicioso carro de corridas torna-se um astro.

Mas pouco antes da corrida final o possante fica preso na pacata cidade de Radiator Springs, localizada à beira da famosa Rota 66. Inclusive, o título original do filme seria "Route 66". Essa idéia foi descartada para evitar que o público confundisse o filme com a série de TV de mesmo nome, exibida entre 1960 e 1964. No espírito da Rota 66, o filme Carros deixa a mensagem final que, na vida, o percurso é mais importante que cruzar a linha de chegada.

      

Desde a sua estréia, Carros está na poliposition das bilheterias americanas. E não é para menos. Os animadores de Carros fizeram mais de 43 mil designs de automóveis para o filme. Você pode conferir alguns desses modelos através do super pôster tamanho 1138x1686. No site oficial do filme dá também para fazer o download de um game de corrida (135,97MB - versão para PC com 256MB de RAM).

Carros é uma animação muito boa tecnicamente. A qualidade da história, porém, caiu muito em relação aos outros trabalhos da Pixar. O roteiro de Dan Fogelman e Dan Gerson, baseado na história de Jorgen Klubien, Philip Loren, Kiel Murray e Joe Ranft, não é bom. A animação não contagia, não engrena. Era como se no filme inteiro o motor estivesse roncando, pedindo uma troca de marcha que nunca acontece. Em resumo é um filme que não vale a pena ir ao autódromo, ops, cinema. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...