quarta-feira, 31 de outubro de 2007 às 04:34

Tropa de Elite: mais uma vítima do jogo midiático

Que merda, acabei de assistir Tropa de Elite (Tropa de Elite, 2007). Não há saída, estamos todos fudidos. Que filme louco rapaz. Tropa de Elite cospe fogo e fala tudo que o povo brasileiro queria dizer, mas não conseguia. É como se um filho-da-puta alemão saísse metendo bala com uma AK47 num quarto escuro lotado de gente. O som das balas é mais ou menos assim...

Parapapapapapapapapa... / Morro do Dendê é ruim de invadir / Nois com os Alemão vamo se diverti / Porque no Dendê, eu vo dizer como é que é / Mas não tem mole, nem pra DRE / Pra entrar lá na de Deus até a BOPE treme / Não tem mole pro exército civil nem pra PM / Eu dou o maior conceito, pra os amigos meus / Mais Morro Do Dendê também é terra de deus.

Os rappers Cidinho e Doca dão o tom no começo. Mas a farra termina logo no primeiro pipoco. O filme é baseado no livro "A Elite da Tropa", do antropólogo Luiz Eduardo Soares, uma das maiores autoridades do Brasil em segurança, contando com ajuda de dois policiais, André Batista e Rodrigo Pimentel. Não li o livro, infelizmente.

Tropa de Elite é um filme violento. Mais violento do que todas as merdas que Hollywood nos impõe goela abaixo. O longa brazuca põe no chinelo qualquer filme do gênero lançado nos últimos 5 anos. Que se foda o Oscar, Tropa de Elite já deixou o seu recado. Covardia mesmo é não premiar um trabalho de tamanha qualidade. Wagner Moura deu um show como Capitão Nascimento, isso é indiscutível, tanto que não se fala de outra coisa. Mas direção (José Padilha), edição (Daniel Rezende) e fotografia (Lula Carvalho), fazem tudo funcionar com a interatividade de um videogame. A câmera sempre está onde gostaríamos que ela estivesse. E isso não tem preço.

      

Tropa de Elite virou moda, caiu na boca da torcida do Flamengo, virou tatuagem de playboy, animou festas e está fazendo a cabeça dos brasileiros. E não me venha com ideologias de merda, a pirataria [imprensa?] é a grande responsável por levar o filme até o estrelato, ou seja, mais de 2 milhões de espectadores nos cinemas. Fora isso, uma pesquisa feita pelo I-bope chegou a estimar que mais de 11 milhões de brasileiros teriam visto o filme de forma ilegal. Agora me diga: de que adianta essa história ficar presa na cabeça dos filhos-da-puta da classe média-alta? "Cidade de Deus" (2002) fez alguma diferença pra você? [seu viadinho de merda!] Fez? Tropa de Elite fará.

Tropa de Elite mete o pau [literalmente] nos maconheiros, nos otários que se vestem de branco pela paz, na polícia militar do Rio de Janeiro e em tudo que aparece pelo caminho. O BOPE não entra pra morrer, entra pra matar. O símbolo deles é uma caveira. Acredite, eles não se vestem de preto à toa. O treinamento dos caras é mais pesado que o do exército de Israel. O que a polícia militar suja, o BOPE limpa. Missão dada é missão cumprida.

      

Putz... acho que exagerei. Só agora, depois de sentir minha pressão sangüínea voltar lentamente ao normal, quero, com calma, destacar alguns pontos do filme que irão tirar meu sono logo mais. Começo com as variações de humor do Capitão Nascimento. Tudo bem que ele é o cara que todo distopiano gostaria de ser, mas vê-lo gritar daquele jeito com a pobrezinha de sua mulher foi aterrorizante. Eu cheguei a pensar que o Capitão tinha um botão "liga-desliga", mas depois daquela cena, vi que não. O cara é Jack Bauer 24 horas por dia mesmo.

Outra coisa é o sistema montado pela polícia. Ele [sistema] não defende a sociedade, defende o próprio sistema. Que coisa louca, fica parecendo que existe um saco de plástico prendendo a respiração da sociedade civil. Por fim destaco o debate em sala de aula sobre a polícia. Que momento monstruoso de nosso cinema. Parecia que eu estava lá, sentado naquela faculdade. Dando minha merda de opinião sobre um assunto tão distante [e tão próximo] de minha realidade. Feliz da vida por ser um "cidadão informado". Na verdade sou um cego, mais um babaca vítima do jogo midiático. Só nos resta implorar: "Na cara não chefe, para não estragar o velório". Nota 5/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...