quarta-feira, 12 de dezembro de 2007 às 23:52

Superbad - É Hoje!: uma comédia que corre o risco de não ser entendida

Superbad - É Hoje! (Superbad, 2007), um filme comédia para adolescentes. Mas no começo, nada de besteirol. Os diálogos rápidos, cheios de citações nerds, palavrões cuspidos ao ar e profundas inquietações, nos fazem acreditar que os roteiristas (Seth Rogen e Evan Goldberg) se acham o Tarantino da molecada.

Nada contra o sujeito ter suas inspirações, isso é normal. A própria abertura do filme, com os caras dançando e somente a silhueta aparecendo, é digna de grandes clássicos cult. Mas de resto, os sujeitos só falam boçalidade. Quem prestou atenção garante que a palavra "fuck" é dita 186 vezes no decorrer do filme. E de maneira geral, a história não foge do velho clichê americano "transar na última festa do colegial".

O mais tosco nessas comédias juvenis é que tem sempre um cara que diz "não" na hora H, outro que ninguém dava nada é o que consegue transar e outro que queria muito transar e não consegue nada. É batata. Mas a história surpreende ao se desenrolar em torno da "compra das bebidas".

      

Os adolescentes Seth (Jonah Hill) – o gordo – e Evan (Michael Cera) – o magro, ficam encarregados de conseguir o "combustível para a festa". E nos EUA, conseguir bebida antes do 21 anos é como conseguir água no deserto do Saara, que dificuldade! E olha que já vi a aplicabilidade dessa lei ser mostrada em diversos filmes, inclusive na segunda temporada do seriado "Prison Break". Lá parece que funciona.

No cerne, Superbad - É Hoje! fala de amizade. Uma amizade muito gay, na minha opinião. Mas isso é um preconceito, eu sei. Os roteiristas brincam com isso. Os protagonistas sabem que dormir juntinho, abraçar longamente, ficar com saudades um do outro e dizer "eu te amo", é gay. E ainda assim, falam. Os caras assumem o risco. Isso é legal. A mensagem repercute e enobrece o filme.

Porém, a "comédia" só vira comédia com a entrada em cena da dupla de policiais Slater (Bill Hader) e Michaels (Seth Rogen). Eles roubam a cena. Os homens-da-lei são fanfarrões [como diria o Capitão Nascimento]. Além de incompetentes e foras de forma, eles bebem durante o serviço, brincam de atirar, dão cavalo-de-pau e, pasmem, tocam fogo na própria viatura.

      

Não sei o que os autores quiseram criticar ao queimar o carro da polícia, mas a cena é forte. Tudo bem que é uma comédia, mas mostrar uma dupla de policiais americanos bebendo cerveja diante de um carro de polícia pegando fogo é ousado. Como bônus, no filme aparecem algumas alusões ao Brasil, como um sujeito brigando com a camisa da seleção brasileira e algumas músicas brazucas tocando ao fundo.

Comparando com "O Virgem de 40 anos" (2006) e "Ligeiramente Grávidos" (2007), Superbad - É Hoje! é o mais divertido dos três. Mas não acho esse filme um "divisor de águas", achei apenas uma comédia juvenil um pouco diferente. Talvez os caras até tenham conseguido criar um novo nicho de mercado. Mas agora resta esperar para saber quanto vale esse novo nicho. Nota 2/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...