O filme é curtinho, apenas 21 minutos, mas conta com todo o elenco original de dubladores composto por Mike Myers (Shrek), Eddie Murphy (Burro), Cameron Diaz (Fiona) e Antonio Banderas (Gato-de-Botas), além da direção de Gary Trousdale.
No começo da história, Shrek aparece tranqüilão, brincando com seus bebezinhos e tomando um sol. Mas logo aparece o Burro para lembrar que o natal está chegando. Todo mundo está empolgado, menos Shrek. Ogros não sabem o que é natal. Mas pelo bem de Fiona e dos filhos, Shrek tenta se animar.
O verdão pantanoso vai à cidade. Está a maior confusão, todo mundo correndo atrás de enfeites, ingredientes para a ceia, presentes. Shrek tenta encontrar alguém para ajudá-lo a montar uma festa de natal para sua família. Ele descobre que são cinco passos: 1) decorar a casa; 2) meias na lareira; 3) a ceia de natal; 4) a árvore de natal; e finalmente, 5) contar uma história de natal.
Imbuído dessas tarefas, nosso ogro faz uma decoração toda de coisas naturais. Bem legal, nada de plástico ou vidro. Mas basta chegar a turma formada pelo Gato-de-Botas, biscoito de gengibre, três porquinhos, Pinóquio e a família do Burro, para a casa do Shrek virar uma zorra.
E a moral da história é justamente essa: natal é uma celebração da união entre as pessoas (ou criaturas). Mesmo aquele seu colega chato, merece um abraço. Okay, muito bom, muito engraçadinho. Mas o melhor de Shrek the Halls é a participação do biscoito de gengibre e do Pinóquio. Sensacionais!
E para completar, descobri hoje que a Rede Globo irá mostrar Shrek the Halls na véspera de natal (dia 24), logo após a novela "Duas Caras". Para quem estiver com a TV desligada nesse dia, a emissora irá reprisar o especial dia 30/12 (domingo), logo após o "Esporte Espetacular". Como diria o grande Shrek: "Um natal fedido para todos! E tenham uma noite nojenta!"
Como aperitivo, confira o conto de natal "versão Shrek", clicando no botão play da imagem abaixo.