Baseado em fatos reais, o filme se passa no final da década de 60, com o mundo de olho na Guerra do Vietnã. A história mostra a ascensão do rei do tráfico de heroína Frank Lucas (Denzel Washington) até sua queda, comandada pelo incorruptível policial Richie Roberts (Russell Crowe). Richie não só liderou a força tarefa federal que levou o traficante à justiça, como pôs na cadeira três quartos dos policiais do Departamento de Narcóticos de New York.
O mais interessante, e também perturbador, é que toda a heroína vinda do Vietnã era embarcada em aviões do Exército Americano, dentro de caixões que traziam os soldados mortos na guerra. Rapidamente Frank tinha a melhor heroína do mercado, fazendo até um milhão de dólares por dia. Numa jogada de mestre, o cara começou a vender a droga com o dobro de qualidade e pela metade do preço. A "Magia Azul" monopolizou o mercado, batendo de frente com a máfia italiana.
O Gângster é um filme que assusta. Quando assisti "Tropa de Elite" (2007) e vi o poder do tráfico, a logística da droga e a corrupção impregnada na força policial, fiquei com vergonha de vê esse filme rodando no exterior. Mas O Gângster é bem mais pesado, apesar de menos explícito. Um thriller político sensacional para nos fazer debater sobre a força da droga e a forma como ela invade nossos lares e todas as corporações. A conclusão óbvia é que a droga é a maior invenção da humanidade.
Baseado no artigo "The Return of Superfly", de Mark Jacobson, e adaptado por Steve Zaillian (ganhador do Oscar em 1993 pelo roteiro de a "Lista de Schindler"), O Gângster é um seara de luxúria e ambição, pondo em cheque o velho "sonho americano." Afinal, a vida não deve ser melhor, mais rica e cheia para todos? Então me deixem fazer sucesso com minha habilidade de ganhar dinheiro com o tráfico. Infelizmente para Frank, o discurso não funcionou. Ele foi preso e condenado. Anos mais tarde, curiosamente a vida se encarregou de unir os personagens. Lucas saiu da cadeia, tornou-se advogado e ajudou a colocar Frank em liberdade. Água benta, por favor.
Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto:
- Tropa de Elite, mais uma vítima do jogo midiático (31/10/07)
- Os Intocáveis, a queda do império de Al Capone (03/06/07)
- Os Infiltrados (23/12/06)