Como fui o primeiro a chegar ao cinema, deu para ficar bisbilhotando o perfil de todos que entravam. Para minha surpresa, eu era o único adulto desacompanhado da sessão. Impressionante o número de crianças, deve ser porque o filme era dublado. Teve até um cidadão que levou a mulher, o filho de cinco anos e um bebê! O pobrezinho do neném passou todo o filme chorando. Foi duro concentrar na história. As pessoas que estavam próximas mudaram todas de lugar.
O fato surpreende mais ainda porque a história contada em The Clone Wars é dirigida a um público bem específico. Para entender alguma coisa da animação é necessário que o espectador tenha assistido aos filmes "A Ameaça Fantasma" (1999) e "Ataque dos Clones" (2002), além da minissérie televisiva de animação "Guerras Clônicas" (2003-2005, leia a resenha). Cronologicamente, as novas histórias situam-se após o terceiro quarto da minissérie, momentos depois de Anakin se sagrar Cavaleiro Jedi, e pouco antes do gancho para os acontecimentos de "A Vingança dos Sith" (2005).
Mas vamos ao que interessa. O filme tem início com os generais Anakin Skywalker (voz de Matt Lanter) e Obi-Wan Kenobi (voz de James Arnold Taylor) comandando o exército de clones da República contra as forças Separatistas e seu infinito exército de andróides. No meio da batalha o recém-formado Skywalker conhece sua primeira aprendiz Jedi, a adolescente Ahsoka Tano (voz de Ashley Eckstein). Sem muita paciência para lidar com a impulsiva padowa, o jovem Skywalker reluta para assumir o papel de mestre.
The Clone Wars é um filme legal, valeu a pena ter ido ao cinema. Deu para sorrir bastante com as muitas gracinhas dos droids e do próprio Obi-Wan. Porém, confesso que do meio pro fim, a história começa a ficar repetitiva. Eu já estava rezando para terminar logo a projeção. Isso porque o filme não acrescenta nada à mitologia da série. O próprio argumento da trama é ruim: resgatar o filho de um criminoso em troca de favores? Poupe-me. Também não gostei do desenrolar dos fatos, com o grande Jabba sendo facilmente manipulado pelas mentiras de Dookan. Difícil de acreditar, mesmo sabendo que o filme se passa antes dos acontecimentos da trilogia original.
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto:
- Star Wars - Guerras Clônicas: a minissérie televisiva que amplificou a visão de George Lucas (18/07/06)