sexta-feira, 29 de agosto de 2008 às 18:19

Bee Movie - A História de uma Abelha: debatendo um assunto impossível de ter final feliz

Bee Movie - A História de uma AbelhaTodo mundo sonha em ser Jerry Seinfeld! Bon vivant, o comediante americano passou nove anos estrelando com sucesso o seriado "Seinfeld"(1989-1998), um dos mais populares e premiadas dos Estados Unidos. Em pouco tempo seu sitcom tornou-se um verdadeiro fenômeno mundial, permanecendo vivo até hoje. E é graças aos milhões de dólares que recebe anualmente pelos direitos de reprises de seu programa, que Jerry resolveu se "aposentar". Hoje ele passa o tempo em casa, cuidando da família.

É como João Gilberto, só quebra a reclusão por um projeto especial. No caso de Jerry Seinfeld esse projeto se chama Bee Movie - A História de uma Abelha (Bee Movie, 2007). Logo no primeiro trailer do filme, o comediante apareceu fantasiado de abelha, naquilo que seria o set de filmagem de uma das cenas. É quando surge Steven Spielberg, sugerindo que ele esqueça a fantasia de abelha e faça um filme de animação com a história. Spielberg não só deu a dica como cedeu seu estúdio (DreamWorks) para que Seinfeld pusesse em prática essa idéia.

Bee Movie - A História de uma Abelha      Bee Movie - A História de uma Abelha

Por essas e outras, Bee Movie provou desde cedo que não pretendia ser uma animação qualquer. Longe das histórias nonsense, o filme trata de temas bem práticos, tais como: a escolha das profissões, a importância do trabalho, o individualismo e a exploração animal. Logo no começo do filme somos agraciados com um belo passeio pela grande colméia. Dentro dela funciona a fábrica de mel Honex, uma perfeita linha de produção taylorista/fordista, imortalizada por Charles Chaplin em seu filme "Tempos Modernos" (1936).

A recém-formada abelha operária Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) sonha com um emprego na Honex. Cercada de mistério, ele imagina que trabalhar é algo extraordinário. Mas logo que pega no batente percebe que o buraco é mais embaixo. Cada abelha é obrigada a escolher uma dentre as dezenas de profissões chatas disponíveis. Caso você não saiba, numa colméia o trabalho é bem segmentado, havendo especialistas para cada pequeno etapa do processo de fabricação.

Mas esse tipo de trabalho burocrático não é o que Barry sonhava fazer, ele queria algo que exigisse mais de sua capacidade, uma atividade em que pudesse realizar com prazer, queria se divertir trabalhando, Barry buscava uma profissão que fosse realmente apaixonante. É quando conhece a tropa de elite da colméia, um seleto grupo de abelhas responsáveis pela perigosa tarefa de coletar pólen nas flores. Pequeno em relação aos demais, o bunda-de-ferrão se aventura fora da colméia, onde descobre um admirável mundo novo.

Bee Movie - A História de uma Abelha      Bee Movie - A História de uma Abelha

Numa de suas saídas, Barry conhece a florista Vanessa Bloome (voz de Renée Zellweger). Apaixonado, o pequeno inseto quebra a principal regra das abelhas: não falar com humanos. Logo os dois se tornam amigos, possibilitando a abelha conhecer melhor os humanos. Ele então descobre que o mel – arduamente feito pelas abelhas – é embalado e vendido em supermercados. Surpreso e indignado, Barry vai até um apiário e vê seus piores pesadelos tornarem-se reais: abelhas escravas em campos de concentração, produzindo mel para os humanos. Para corrigir essa injustiça, ele decide processar os malfeitores.

Bee Movie - A História de uma Abelha
é uma divertida animação que serve para todas as idades. Bom para as crianças, que irão adorar o visual colorido, limpo e beirando o realismo; bom para os jovens, que terão suas dúvidas jogadas e discutidas na tela; e bom para os adultos, que passarão a enxergar com mais cuidado a origem de produtos como mel, ovos, carne, leite, até chegar à sua mesa. Infelizmente este é um debate que nunca chegará a um final feliz. Nota 3/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...