quinta-feira, 28 de agosto de 2008 às 18:28

Batman #69 - A Nova Face do Medo: o Espantalho que gostaríamos nos filmes do Homem-Morcego

Batman #69 - A Nova Face do MedoConforme falei na resenha do último gibi do Superman, a DC Comics passa por uma profunda transformação. Com Batman não é diferente. A DC iniciará um novo arco com o melhor roteirista do momento: Grant Morrison, escocês co-autor de "Asilo Arkham" (1989), obra que revolucionou os quadrinhos em estilo e forma, mostrando um conto psicodélico em que Batman enfrenta seus maiores medos.

Nesse mês a editora fechou a maioria dos arcos de suas revistas, Batman #69 - A Nova Face do Medo (Panini, Agosto/2008) é uma caprichada edição dedicada ao Espantalho, um dos mais terríveis inimigos do Homem-Morcego. A revista nos convida a revisar nossos conceitos sobre as limitações desse vilão, até então um sujeito sem superpoderes e absolutamente dependente de seu gás do medo.

Batman #69 mostra na história "Absoluto Terror" o processo de superação dos traumas do alter ego do Espantalho: o psicólogo Jonathan Crane. Ninguém entende de medo melhor do que ele. Franzino e inseguro, cada momento de cada dia, Crane vive num estado de pavor constante. Durante toda sua vida foi assim. E ele fez desse medo objeto de sua pesquisa, tornou-se um expert no terror psicológico, o rei dos jogos mentais.

Trancafiado no Asilo Arkham, Crane prova a todos que o gás do medo é apenas uma de suas muitas ferramentas. Depois de uma espetacular fuga, ele planta espantalhos em todos os lugares da cidade, criando uma onda de loucura em Gotham. Tudo vira um grande caos, nenhum lugar é seguro. Isso obriga Batman e Robin a iniciar uma investigação, fazendo o Cavaleiro das Trevas usar todo seu talento de detetive para encontrar o inimigo.

A história é muito boa, mostrando que a maioria de nós carrega medos que surgem ainda na infância. O maior deles é o medo do escuro, ou melhor, do que pode está escondido na escuridão. Batman #69 inova ao mostrar que ataques de pânico não ocorrem somente à noite, o dia também apresenta ameaças vindas de todos os lados. Melhor do que o Espantalho só o Batman, que mais do que ninguém sabe usar o medo a seu favor. Aos fãs resta lamentar: era esse Espantalho que gostaríamos de ter visto no filme "Batman Begins" (leia a resenha).

Depois de 45 páginas de uma aula sobre o medo, Batman #69 encerra com a penúltima e a última parte de "A Morte da Mulher-Gato". As imagens são fortíssimas: os psicóticos Foice e Martelo invadem o apartamento de Selina para matar sua pequena filha Helena. A cena do grandalhão diante do cercadinho do bebê é aterrorizante. Muita adrenalina e emoção no desfecho da história. Daria um bom filme. Nota 3/5

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...