Como fui o primeiro a chegar ao cinema, deu para ficar bisbilhotando o perfil de todos que entravam. Para minha surpresa, eu era o único adulto desacompanhado da sessão. Impressionante o número de crianças, deve ser porque o filme era dublado. Teve até um cidadão que levou a mulher, o filho de cinco anos e um bebê! O pobrezinho do neném passou todo o filme chorando. Foi duro concentrar na história. As pessoas que estavam próximas mudaram todas de lugar.
O fato surpreende mais ainda porque a história contada em The Clone Wars é dirigida a um público bem específico. Para entender alguma coisa da animação é necessário que o espectador tenha assistido aos filmes "A Ameaça Fantasma" (1999) e "Ataque dos Clones" (2002), além da minissérie televisiva de animação "Guerras Clônicas" (2003-2005, leia a resenha). Cronologicamente, as novas histórias situam-se após o terceiro quarto da minissérie, momentos depois de Anakin se sagrar Cavaleiro Jedi, e pouco antes do gancho para os acontecimentos de "A Vingança dos Sith" (2005).
Complicado de entender, não acha? Imagine agora uma sala lotada de crianças que não dão a mínima para essas idiotices nerds, só querem correr e brincar. Porém, alguns especialistas dizem que George Lucas realmente fez The Clone Wars para essa meninada. Os caras classificam o filme como uma bela operação de marketing, visando o mercado do futuro. De certo que em outubro desse ano estreará nos EUA uma nova série de animação a ser exibida em cem episódios no Cartoon Network, continuando a história de The Clone Wars.
Mas vamos ao que interessa. O filme tem início com os generais Anakin Skywalker (voz de Matt Lanter) e Obi-Wan Kenobi (voz de James Arnold Taylor) comandando o exército de clones da República contra as forças Separatistas e seu infinito exército de andróides. No meio da batalha o recém-formado Skywalker conhece sua primeira aprendiz Jedi, a adolescente Ahsoka Tano (voz de Ashley Eckstein). Sem muita paciência para lidar com a impulsiva padowa, o jovem Skywalker reluta para assumir o papel de mestre.
Enquanto Skywalker e Ahsoka tentam se entender, as Guerras Clônicas varrem a galáxia e os sistemas vão cada vez mais sendo consumidos pelo lado negro da força. Numa jogada política Mestre Yoda (voz de Tom Kane) manda Skywalker para uma arriscada missão: resgatar o filhote do criminoso Jabba (voz de Kevin Michael Richardson) e usá-lo como peça de barganha para conseguir o apoio do Hutt à República, abrindo uma rota comercial no planeta Tatooine. O problema é que o seqüestro é uma armadilha de Conde Dookan (voz de Christopher Lee) para colocar Jabba contra os Jedis. Com isso os sabres de luz terão que se cruzar antes do pequeno voltar aos braços fedorentos do pai.
The Clone Wars é um filme legal, valeu a pena ter ido ao cinema. Deu para sorrir bastante com as muitas gracinhas dos droids e do próprio Obi-Wan. Porém, confesso que do meio pro fim, a história começa a ficar repetitiva. Eu já estava rezando para terminar logo a projeção. Isso porque o filme não acrescenta nada à mitologia da série. O próprio argumento da trama é ruim: resgatar o filho de um criminoso em troca de favores? Poupe-me. Também não gostei do desenrolar dos fatos, com o grande Jabba sendo facilmente manipulado pelas mentiras de Dookan. Difícil de acreditar, mesmo sabendo que o filme se passa antes dos acontecimentos da trilogia original.
Ao final, foi bom poder vivenciar os últimos momentos de Anakin como um jovem idealista. The Clone Wars tem o objetivo de aumentar nos fãs o sentimento de compreensão pela impetuosidade e vulnerabilidade do herói-vilão. O complicado é vê-lo conviver com uma adolescente, sabendo que em "A Vingança dos Sith" o cara irá assassinar todas as crianças aprendizes de Jedi. Mas é justamente por esse dualismo de sentimentos que gosto tanto de Star Wars, um quebra-cabeça filosófico em que cada lado mostra a cor de sua força.
Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.
Outros posts sobre o assunto:
- Star Wars - Guerras Clônicas: a minissérie televisiva que amplificou a visão de George Lucas (18/07/06)