segunda-feira, 1 de setembro de 2008 às 20:07

A Múmia 3 - Tumba do Imperador Dragão: grandes mudanças fizeram a aventura perder a graça

A Múmia 3 - Tumba do Imperador DragãoÉ bem verdade que um filme muda depois que você o assiste muito tempo depois da primeira vez. Talvez, mude você, suas predileções, sua paciência, sua vontade de acreditar na ficção da tela. Foi essa a sensação que me causou o lançamento do filme A Múmia 3 - Tumba do Imperador Dragão (The Mummy - Tomb of the Dragon Emperor, 2008). Quando vi o trailer, pensei logo em esperar para assistir na sessão da tarde, em uma tarde sem nada para fazer. Mas antes disso fui conferir no cinema o que esperava ser uma aventura divertida e empolgante como as anteriores.

Com o título Tumba do Imperador Dragão a terceira produção da série conta mais uma história vivida pelo explorador Rick O’Connell (Brendan Fraser), que desta vez enfrenta o imperador ressuscitado Han, interpretado por Jet Li. A novidade, além de o cenário ser a China, é que o filho de Rick, Alex (Luke Ford), aparece adulto e tão aventureiro quanto o pai. Tanto é, que é ele o descobridor da tumba do imperador chinês e de seu exército de 10 mil soldados que volta para dominar o mundo.

A Múmia 3 - A Tumba do Imperador Dragão      A Múmia 3 - Tumba do Imperador Dragão

Com um argumento pouco convincente, planos amadores, cenas de ação e efeitos visuais aquém do esperado, os 114 minutos não conseguem conquistar o espectador. Continuam lá Rick O’Connell e Jonathan (John Hannah), irmão de Evelyn, que lembram o tom original da série. Mas, a saída de Rachel Weisz, que interpretava Evelyn, prejudica sobremaneira o charme da trama, que perde as tiradas bem humoradas, a esperteza e conhecimento histórico da arqueóloga, isto é, a própria identidade da personagem.

E no final, nada mais norte-americano do que a promessa de uma nova saga, quando o personagem Jonathan foge da China para Peru. E lá, anos depois encontram vestígios de múmias. Hollywoodiano demais para o meu gosto. Mudou o filme e mudei eu. Nota 1/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Ainda bem que não fui com você.

Daniel Castelo-Branco disse...

O filme realmente perdeu muito em charme com a saída Rachel Weisz (que interpretava a esposa do Brendan Fraser). Acho que os roteiristas deveriam ter inventado que ela estava num outro país dando palestras ou coisa parecida. A pobre da atriz substituta ficou apenas tentando imitar a personagem dos filmes anteriores, agregando pouco ao elenco.

Mas ao contrário de você, gostei do filme. O começo de A Múmia 3 é muito divertido, mostrando a lenda do imperador que queria conquistar o mundo, mas acabou sendo traído pela namoradinha do melhor amigo. Gostei demais da seqüência em Shangri-La (referência ao livro "Lost Horizon", publicado em 1925 pelo inglês James Hilton). Muito legal o ataque do Abominável Homem das Neves (Yeti, para os tibetanos), da aparição do dragão de três cabeças e da muralha de esqueletos.

Aos meus olhos, os efeitos especiais do filme estão convincentes. O processo de transformação de imperador e seu exército em pedra, por exemplo, é bem realístico. Além do mais, para quem tem Jet Li e Michelle Yeoh (do filme "O Tigre e o Dragão") em cena, quem precisa de computador? O embate dos lutadores é de tirar o fôlego. Pra mim, A Múmia 3 é a melhor aventura da série.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...