quinta-feira, 30 de outubro de 2008 às 15:28

Kung Fu Panda: transformando a milenar sabedoria chinesa numa divertida história de luta e superação

Kung Fu PandaMesmo sem nunca ter praticado artes marciais, lembro do gigantesco pôster do Bruce Lee estampado na parede de meu antigo quarto. Nele o mestre aparecia com punhos em riste e o peito cortado por garras, fotograma da clássica cenas dos espelhos no filme "Operação Dragão" (1973). Tragicamente esse foi o último trabalho completo de Bruce Lee, que morreu seis dias depois da estréia. Sua maior contribuição foi ter popularizado o Kung Fu (Wushu) no mundo ocidental. Desde então suas coreografias de luta e a filosofia de "lutar sem lutar" repousam nas páginas da história.

Kung Fu Panda (Kung Fu Panda, 2008), deliciosa animação da DreamWorks, é uma volta ao passado. O filme brinca com nossos estereótipos, colocando o gorducho urso panda Po (voz de Jack Black) para lutar contra o temido leopardo Tai Lung (voz de Ian McShane). É o mesmo mote usado na luta entre o magricelo Bruce Lee e a montanha de músculos Bolo Yeung. No final das contas, as duas histórias provam que a milenar arte do Kung Fu é um caminho para se alcançar o equilíbrio entre corpo e mente, ajudando os praticantes a superar obstáculos ditos impossíveis.

Kung Fu Panda      Kung Fu Panda

Po sabe bem o que isso significa. Ele é um urso panda desajeitado, que trabalha no restaurante de macarrão de sua família. Um dia ele é surpreendido ao saber que foi escolhido para cumprir a antiga profecia do "Guerreiro Dragão", tendo que lutar contra o violento leopardo Tai Lung para defender o Vale da Paz. Isso faz com que treine ao lado de seus ídolos no kung fu: Garça (voz de David Cross), Tigresa (voz de Angelina Jolie), Louva-deus (voz de Seth Rogen), Macaco (voz de Jackie Chan) e Víbora (voz de Lucy Liu), orientados pelo mestre Shifu (voz de Dustin Hoffman).

Além de ser um filme divertidíssimo, Kung Fu Panda é rico em referências e citações. O nome Shifu, por exemplo, significa mestre/professor, traduzindo do chinês. Os personagens KG Shaw e JR Shaw homenageiam os irmãos Shaw, que criaram diversos filmes de kung fu na década de 70. O estilo de luta dos integrantes dos personagens Macaco, Tigresa, Garça, Louva-deus e Víbora, é composto por técnicas de artes marciais baseadas nos próprios animais. Eles simbolizam algumas da infinidade de estilos do kung fu.

Kung Fu Panda      Kung Fu Panda

Isso sem contar as incontáveis mensagens de sabedoria repassadas pela tartaruga mestre Oogway (voz de Randall Duk Kim). "Sua mente é como essa água, quando está agitada, torna-se difícil enxergar. Mas se você permitir que ela se acalme, a resposta torna-se clara." Aconselhando o panda a superar o passado e parar de pensar no futuro, ele diz: "Ontem é história, amanhã é mistério. Mas o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente." Outra boa reflexão veio da surpresa de todos com a revelação do segredo contido no pergaminho sagrado que prometia "poder ilimitado".

Grandes lições de um verdadeiro sábio. Mas pra a mim a cena mais comovente foi a morte do mestre. Diante do velho pessegueiro ele presenteia seu discípulo com a última lição: "Você só cumprirá sua missão quando se livrar da ilusão do controle. Olhe para esta árvore, eu não posso fazê-la florescer quando me convir, nem fazer que ela dê frutos antes que seja o tempo. Talvez possa, se estiver disposto a guiá-lo, nutri-lo e acreditar nele. Você só precisa acreditar." O mestre então se desfaz em folhas e ganha o céu como uma nuvem. Kung Fu Panda transformou a milenar sabedoria chinesa numa divertida história de luta e superação. Nota 4/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Anônimo disse...

É uma animação bacana.

Anônimo disse...

Excelente animação, já assistir 3 vezes.. como foi bem colocado, muito legal como foi exposto "a sabedoria oriental" na animação, incrementando muito bem o enrendo simples do filme.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...