Conhecer uma pessoa geralmente requer tempo, muito tempo, algo que um currículo e uma rápida entrevista nem sempre são suficientes para sanar todas as dúvidas. Por isso são criados métodos diferentes para tentar escolher o melhor. Para quem observa do lado de fora, esses métodos são bem curiosos e engraçados.
É disso que trata O Convidado: como a busca pelo melhor funcionário está criando situações bem malucas nas entrevistas de emprego. O filme mostra a encrenca que o desempregado Gérard (Daniel Auteuil) se meteu ao convidar seu novo chefe para jantar em sua casa. Aparentemente seria apenas uma comemoração pelo novo emprego, porém, seu vizinho Alexandre (Thierry Lhermitte), alerta que o jantar é apenas um teste e a entrevista de emprego não acabou.
Mesmo sendo uma comédia, O Convidado trás uma linguagem diferente de Hollywood. Aqui não temos situações marcadas para serem piadas, ele é engraçado pelo contexto vivido pelos personagens e sustentado pelo excelente texto. Mesmo sendo um filme de produção modesta, consegue agradar ao não exagerar ou forçar situações.
Só espero que nas minhas entrevistas futuras de empregos eu não tenha que passar por nenhuma dinâmica de grupo. Imagine um teste psicológico do tipo: interprete uma árvore ou pegue um objeto que o represente. Prefero pular de bungee jumping.
Clique em play para ver o trailer: