quinta-feira, 29 de janeiro de 2009 às 01:14

Quem Quer Ser um Milionário?: o irônico e trágico retrato de um país emergente

Quem Quer Ser um Milionário?Dois irmãos. Quase da mesma idade. Ambos criados na favela. Crescem brincando juntos. Um torna-se ajudante de telemarketing. O outro: matador profissional. Como explicar que dois garotos absolutamente iguais se transformem em pessoas tão diferentes? Até que ponto o ambiente forja o caráter? Nós já nascemos pré-determinados para o bem ou para o mal? Lembro que me fiz todas essas perguntas durante as cinco vezes que fui ao cinema assistir "Cidade de Deus" em 2002. Para nós brasileiros, foi difícil aceitar Buscapé e Dadinho nos despindo ao mundo. Nus, chegamos ao Oscar. Infelizmente tinha um "O Senhor dos Anéis" pelo caminho.

Fenômeno parecido está acontecendo com o filme indiano Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire, 2008). Não tão forte, mas com o mesmo impacto visual, Quem Quer Ser um Milionário? trouxe de volta aquela conhecida avalanche de opiniões exógenas. Primeiro foi Amitabh Bachchan, ator veterano das produções de Bollywood, que repudiou a forma como a Índia é retratada na produção: "um país do terceiro mundo, sujo e desprotegido". Agora os caras andam questionando o título original, algo como "Vira-lata Milionário" ou "Favelado Milionário". Moradores de Mumbai foram protestar na frente da casa de Anil Kapoor, uma das estrelas do filme.

Quem Quer Ser um Milionário?Quem Quer Ser um Milionário?

O filme do inglês Danny Boyle é uma adaptação de "Sua Resposta Vale um Bilhão", livro do indiano Vikas Swarup. O enredo conta a história de um menino que vive nos guetos de Mumbai e ganha uma bolada milionária em um programa de TV (igualzinho ao "Show do Milhão" do Silvio Santos). O problema é que os produtores desconfiam que o rapaz esteja trapaceando. Torturam o pobre moleque em busca de respostas. Com a corda no pescoço, Jamal Malik (Dev Patel) abre seu livro de memórias. Para cada resposta, uma recordação de sua infância com Salim (Madhur Mittal).

Esse apanhado de histórias curiosas transformou Quem Quer Ser um Milionário? numa divertida aventura dinâmica e fragmentada. Logo no começo do filme temos uma perseguição empreitada por uma dupla de policiais contra uma turma de moleques no meio da favela. Espetacular a câmera passeando por cima dos barracos acompanhada de uma bela trilha musical. Isso sem contar a gaiatice dos meninos. Hilário, empolgante e imprevisível. Não foi de graça que o filme tem conquistado tantos prêmios, incluindo as principais categorias do Globo de Ouro 2009 e incríveis 10 indicações ao Oscar, já despontando como grande favorito.

Além da diversão, temos uma complicada história de amor. Desde "Apocalypto" (leia a resenha) eu não via uma paixão tão alucinante. O sujeito realmente gostava da menina. É mais fácil ganhar um milhão do que encontrar alguém tão determinado. Diga a verdade, por quanto tempo você esperaria alguém? Melhor ainda: sob que condições você aceitaria esse alguém? Seja sincero: quanto você ariscaria por ele? O favelado Jamal Malik esperou toda a vida, aceitou sua amada Latika (Freida Pinto) sob frangalhos e ariscou milhões. Sorte, destino ou tudo já estava escrito?

Quem Quer Ser um Milionário?Quem Quer Ser um Milionário?

Uma coisa é certa: não foi por conta desse maniqueísmo sentimentalóide que o filme indiano virou febre mundial. Quem Quer Ser um Milionário? ganhou fama ao explorar temas polêmicos e originais. A briga contra os muçulmanos, por exemplo, é de uma brutalidade tão ignóbil que chega a provocar arrepios. Outro ponto forte é a montagem do exército de garotos pedintes. A sedução com Coca-Cola, o processo seletivo das crianças, o treinamento. A indústria da esmola alimentada por nossa frágil sensação de "responsabilidade social". Muito legal também a gangue de pivetes enganando os turistas no Taj Mahal. Irônico e trágico.

Quem Quer Ser um Milionário? responde à altura do frisson. Pra mim é o melhor filme do ano. Uma história mágica e verdadeira. Espetáculo de cores, sons e sensações. Personagens cativantes, tramas envolventes, mistério e ternura. Só não precisava daquele desfecho insosso estilo "High School Musical". Como a última sensação é a que fica, o final ajudou a rotular o filme como romance. Uma pena, já que a relação entre os irmãos foi muito mais complexa e significativa. Ficarei com a idéia de que não importa os desafios que a vida impõe, quando a pessoa tem boa índole ela sempre encontrará a redenção. Nota 5/5

Confira o trailer legendado clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...